terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Dados divulgados mostram queda na produção industrial em 2019

POR Jornal Somos | 04/02/2020
Dados divulgados mostram queda na produção industrial em 2019

Reprodução/Bahia no Ar

D

Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgados nesta terça-feira (04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as indústrias extrativas do país fecharam 2019 com queda de 1,1%.

 

André Macedo, gerente da pesquisa fala que um dos responsáveis pela queda de 2019 foi o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG, pois teve impacto importante no recuo de 9,7% das indústrias extrativas no ano.

 

Entretanto, esse não foi o único motivo para a queda. Das 26 atividades industriais pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. “A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, explica Macedo.

 

Também tiveram quedas importantes, os segmentos de metalurgia (-2,9%), de celulose, papel e produtos de papel (-3,9%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-9,1%).

 

Já outras dez atividades tiveram alta e evitaram um desempenho mais negativo da indústria, entre elas estão produtos alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), produtos de metal (5,1%) e bebidas (4%).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: