sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgados nesta terça-feira (04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que as indústrias extrativas do país fecharam 2019 com queda de 1,1%.
André Macedo, gerente da pesquisa fala que um dos responsáveis pela queda de 2019 foi o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG, pois teve impacto importante no recuo de 9,7% das indústrias extrativas no ano.
Entretanto, esse não foi o único motivo para a queda. Das 26 atividades industriais pesquisadas, 16 tiveram queda no ano. “A produção industrial pode estar sendo impactada pelas incertezas no ambiente externo e também pela situação do mercado de trabalho no país que, embora tenha tido melhora, ainda afeta a demanda doméstica”, explica Macedo.
Também tiveram quedas importantes, os segmentos de metalurgia (-2,9%), de celulose, papel e produtos de papel (-3,9%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-9,1%).
Já outras dez atividades tiveram alta e evitaram um desempenho mais negativo da indústria, entre elas estão produtos alimentícios (1,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,1%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), produtos de metal (5,1%) e bebidas (4%).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10