quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Cuidado na Páscoa: o seu pet não pode comer chocolate!

POR Jornal Somos | 21/04/2019
Cuidado na Páscoa: o seu pet não pode comer chocolate!

Getty Images

A

A Páscoa chegou e além de um feriado religioso, é um momento de reuniões familiares, e celebração e costuma ter muito chocolate. Quem tem animais de estimação muitas vezes não resiste e compartilha o doce com os bichos. Mas, nessa hora devemos ter muito cuidado pois o cacau, que é a base do chocolate, é rico em cafeína e teobromina, substâncias que não são metabolizadas pelos cães e gatos e pode fazer muito mal ou até levar a morte, dependendo da quantidade ingerida.

 

O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito a teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. E quanto mais cacau, mais teobromina o produto tem. Isso significa que os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. Porém, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets.

 

Algumas das consequências da ingestão incluem tremores musculares, distensão abdominal, vômitos, diarreia, hemorragia interna e ataque cardíaco. É necessário ressaltar que tudo depende do tipo de chocolate, quantidade ingerida e características do animal, mas os riscos são maiores para filhotes, cães idosos ou de pequeno porte.

 

Então, para evitar transtornos e sofrimento do seu amigo de quatro patas, resista a cada olhar “pidão” e aproveite a Páscoa para recompensá-lo com frutas como banana, maça e morangos, algumas das frutas permitidas. E em caso de ingestão acidental, procure um médico veterinário para avaliação.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: