sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Cristo Redentor vai passar por restauração para aniversário de 90 anos

POR | 01/11/2020
Cristo Redentor vai passar por restauração para aniversário de 90 anos

Diego Carneiro/Unsplash

O Santuário Cristo Redentor deu início esta semana ao projeto de restauração “Cristo 90 anos”, que irá preparar o monumento para o aniversário de nove décadas comemorado no dia 12 de outubro de 2021. O objetivo é identificar os agentes que botam em risco a integridade do monumento e elaborar projetos para o tratamento preventivo. Após estudos e levantamentos, foi preparado um plano de ações de conservação.

 

 

O Projeto de Restauro Cristo 90 anos vai ter início após levantamentos e análises que vão identificar os riscos à integridade do monumento, elaboração de projetos complementares estruturais de instalações, do Sistema de proteção contra Descargas Atmosféricas e de programação visual e tratamento preventivo. A ação vai contar com a parceria com instituições de ensino e pesquisa que realizam estudos semelhantes às demandas encontradas no Cristo, como a UFRJ, UFJF e Universidade Federal de Ouro Preto. O trabalho vai ser realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por aproximadamente 40 profissionais, entre eles engenheiros estruturais, elétricos e de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores. Para a realização do levantamento cadastral é utilizada a tecnologia da fotogrametria aérea e terrestre, onde milhares de fotos são tiradas por drones equipados com câmeras de alta resolução. O levantamento é realizado em dias chuvosos pois a qualidade da visualização dos detalhes depende da umidade. Todas as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) serão seguidas.

 

 

As atividades terão como foco evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir acidentes com pessoas. A primeira etapa consiste na realização de análises e a construção de um andaime multidirecional com escada modular, para acessar o interior da escultura. De acordo com a arquiteta Cristina Ventura, foram identificados danos no dedo médio direito, na cabeça e na base, do lado esquerdo do corpo. Eles teriam sido caudados por raios ou corrosão da ferragem.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: