segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Brasil

CPMI do INSS cancela depoimento do "Careca do INSS" após decisão do STF

POR Marcos Paulo dos Santos | 15/09/2025
CPMI do INSS cancela depoimento do
O

O depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, não aconteceu nesta segunda-feira (15) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social. A sessão, prevista para as 16h, foi cancelada após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que desobrigou o investigado a comparecer.

 

Considerado pela Polícia Federal um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos em benefícios de aposentados e pensionistas, Antônio Carlos Camilo havia sinalizado que responderia aos questionamentos, mas sua defesa voltou atrás. Os advogados alegam que ele pretende apresentar documentos e explicações diretamente ao Judiciário, temendo que fosse alvo de ataques no colegiado.

 

“Perdemos a oportunidade de ouvir hoje um dos principais investigados no escândalo que desviou recursos dos aposentados. É lamentável, mas a comissão seguirá trabalhando para que a verdade venha à tona e os culpados sejam responsabilizados”, afirmou o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

 

No domingo (14), Viana havia confirmado em vídeo a presença de Camilo, mesmo após a decisão do STF que tornava facultativa a ida dos investigados. Além do “Careca do INSS”, também é investigado o empresário Maurício Camisotti, apontado como sócio oculto de uma das associações envolvidas no esquema. Ambos foram presos na última sexta-feira (12), durante uma nova fase da Operação Sem Desconto.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: