quinta-feira, 04 de setembro de 2025
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta quinta-feira (4) uma série de requerimentos que atingem diretamente o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entidade que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, como vice-presidente.
Entre os pedidos, está a solicitação de informações sobre pessoas que receberam procuração para atuar em nome do sindicato entre 2015 e 2023. Segundo a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora do requerimento, os dados podem revelar vínculos de Frei Chico em suposto esquema de descontos irregulares em aposentadorias. Outro pedido aprovado exige do INSS os números de contas bancárias usadas pelo Sindnapi para receber recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência Social no período de 2015 a 2025.
De acordo com Ventura, há indícios de que o sindicato, assim como outras entidades do setor, tenha utilizado convênios e acordos de cooperação com o INSS para realizar filiações em massa e obter valores diretamente dos benefícios, muitas vezes sem o consentimento claro dos filiados.
O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que, caso o nome de Frei Chico seja citado em investigações ou quebras de sigilo, ele será chamado a depor.
Além disso, a comissão também aprovou pedidos para levantar informações sobre Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal como peça-chave no esquema. Entre os dados solicitados estão viagens internacionais, veículos apreendidos e registros de entrada e saída do Congresso entre 2019 e 2025.
Viana relatou ainda que acionou a Polícia Legislativa do Congresso para tentar localizar o “Careca do INSS”, que até o momento não respondeu aos contatos da comissão.
A CPI também aprovou novos requerimentos direcionados ao INSS, à Controladoria-Geral da União (CGU), à Advocacia-Geral da União (AGU), à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de aprofundar a apuração sobre possíveis fraudes e irregularidades.
Na mesma sessão, os parlamentares ouviram o depoimento de Eliane Viegas Mota, diretora de auditoria de previdência e benefícios da CGU.
Com informações de Jovem Pan.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Partida entre Anápolis e Guarani pode ser anulada e remarcada, podendo modificar a tabela final da Série C