sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Covid-19 infecta animais selvagens no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 10/05/2022
Covid-19 infecta animais selvagens no Brasil

Daniel Alves/FPMZB

A

A Covid-19 está infectando animais selvagens no Brasil. Espécies como o tamanduá-bandeira, o peixe-boi marinho e um macaco do Cerrado e da Amazônia tiveram o vírus Sars-CoV-2 identificado em seus organismos, acendendo um alerta para o fato de que o novo coronavírus se espalhou pelo país de forma mais severa do que a prevista, uma vez que atingiu até mesmo animais que não possuem contato muito próximo ao ser humano.

 

 


As infecções do tamanduá-bandeira e do macaco foram feitas pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal do Mato Grosso, por meio de teste RT-PCR. Ambos os animais haviam sido atropelados na região de Cuiabá, sendo encaminhados para o setor acadêmico.

 

 


Já a infecção de peixes-boi ocorreu naqueles monitorados pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do ICMBio, em Pernambuco, na Ilha de Itamaracá. Apesar de positivados para a Covid, os animais não estavam com sintomas da doença.

 

 


O professor titular de zoonoses do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFRP), Alexander Biondo, foi o pioneiro na identificação de pets com a Covid-19, e agora coordena um projeto que tem a intenção de imunizar aproximadamente 80 animais selvagens com o Zoológico Municipal de Curitiba. Segundo ele, a vacinação é fundamental para proteger a fauna silvestre.

 

 


(Com informações do Jornal Opção e do O Globo)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: