quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Cordyceps, fungo que inspirou monstros de The Last of Us, leva Anvisa a suspender alimentos no Brasil

POR Marcos Paulo dos Santos | 07/01/2026
Cordyceps, fungo que inspirou monstros de The Last of Us, leva Anvisa a suspender alimentos no Brasil

Foto: DephositPhotos

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo de diversos alimentos que utilizam o fungo Cordyceps, conhecido mundialmente por ter inspirado a série The Last of Us. A decisão foi publicada nesta terça-feira (6) e envolve produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda, da marca Smush Smushnuts.

 

Segundo a Anvisa, os produtos foram elaborados com os cogumelos Cordyceps e Lion’s Mane, ingredientes que não possuem autorização para uso em alimentos, pois ainda não passaram por avaliação de segurança no Brasil. Além disso, o órgão apontou irregularidades na divulgação, que atribuía aos produtos benefícios à saúde mental, memória, foco e imunidade, sem comprovação científica.

 

Com isso, foram proibidos todos os lotes dos seguintes itens: Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos; Pasta de Amendoim com Cogumelos; Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos; Granola; Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos; Granola Keto; Cápsula de Café Mushroom Espresso; e Cápsula de Café Energy Mushroom Espresso.

 

O fungo Cordyceps ganhou notoriedade recentemente por servir de base científica para a criação do enredo da série The Last of Us, em que uma mutação do organismo provoca uma infecção em massa. Apesar da referência ser ficcional, a Anvisa reforça que, no mundo real, qualquer ingrediente novo precisa passar por rigorosa análise antes de ser liberado para consumo humano.

 

Panetones com fungos também foram proibidos

 

Na mesma decisão, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda., após o fabricante identificar fungos na superfície dos produtos e comunicar o recolhimento voluntário.

 

Os produtos afetados, todos do lote 251027 e com validade até 27 de fevereiro, são: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140g); Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons em formato de Língua de Gato (700g); Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g); e Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g).

 

A Anvisa orienta que consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos suspensos interrompam imediatamente o consumo e procurem os canais de atendimento das empresas responsáveis.

 

Com informações de Agência Brasil.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: