sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Hoje, segunda feira (23), a Receita Federal abre a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda - Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro. Segundo o órgão, serão mais de R$ 399 milhões em crédito para 198.967 contribuintes que será depositado em 30 de novembro. Deste total, R$ 143,8 milhões se referem aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.559 idosos acima de 80 anos, 26.599 entre 60 e 79 anos, 2.924 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 12.312 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Através de consulta na página oficial da Receita na internet, o cidadão fica sabendo se teve a declaração liberada. Ei ainda, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" e ver se há algum erro nos dados identificado pelo processamento. Mais de 300 mil receberam avisos de inconsistências este ano. Na situação de ainda aparecer erro nos dados, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização, entregando uma declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedi-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço "Meu Imposto de Renda". Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Também é possível fazer o agendamento do depósito no Portal BB.
Outra forma que a Receita disponibiliza é através do aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR e situação cadastral no CPF. No app, é possível consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre liberação das restituições e o cadastro do contribuinte.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10