quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Contrato de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V é assinado pelo Ministério da Saúde

POR Ana Carolina Morais | 13/03/2021
Contrato de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V é assinado pelo Ministério da Saúde

Redação Jornal Somos

U

Um contrato para a aquisição de 10 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, foi assinado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12). A vacina ainda não possui a permissão para uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que precisa ser requerida pelo laboratório responsável. Os russos já firmaram uma parceria com a farmacêutica brasileira União Química como forma de facilitar e apoiar a comercialização no país.

 

 

“Para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário", informou o secretário do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

 

 

Segundo afirmado pela pasta brasileira da Saúde, a União Química confirmou que possui a pretensão de fabricar o imunizante no país, em fábricas no estado de São Paulo e no Distrito Federal, possibilidade que será avaliada nas próximas semanas e que poderá gerar a concretização de um outro acordo comercial.

 

 

Os resultados preliminares da Sputnik V que foram publicados na revista científica ‘The Lancet’ – uma das mais respeitadas mundialmente – indicam uma eficácia de 91,6% do imunizante, bem como eficácia de 100% em casos moderados e graves da doença. Além disso, uma subanálise feita em 2 mil adultos acima de 60 anos de idade demonstrou uma taxa de eficácia de 91,8%.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: