sábado, 24 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Um contrato para a aquisição de 10 milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, foi assinado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12). A vacina ainda não possui a permissão para uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que precisa ser requerida pelo laboratório responsável. Os russos já firmaram uma parceria com a farmacêutica brasileira União Química como forma de facilitar e apoiar a comercialização no país.
“Para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário", informou o secretário do Ministério da Saúde, Elcio Franco.
Segundo afirmado pela pasta brasileira da Saúde, a União Química confirmou que possui a pretensão de fabricar o imunizante no país, em fábricas no estado de São Paulo e no Distrito Federal, possibilidade que será avaliada nas próximas semanas e que poderá gerar a concretização de um outro acordo comercial.
Os resultados preliminares da Sputnik V que foram publicados na revista científica ‘The Lancet’ – uma das mais respeitadas mundialmente – indicam uma eficácia de 91,6% do imunizante, bem como eficácia de 100% em casos moderados e graves da doença. Além disso, uma subanálise feita em 2 mil adultos acima de 60 anos de idade demonstrou uma taxa de eficácia de 91,8%.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.