quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para agosto será verde, o que significa que não haverá custo extra nas contas de energia elétrica dos consumidores, ao contrário de julho. Em junho, a Aneel previu menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. No entanto, o volume de chuvas na Região Sul contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto, conforme destacou o presidente Sandoval Feitosa.
A bandeira tarifária ficou verde por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024. Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos da geração de energia no Brasil aos consumidores, refletindo o custo variável da produção de energia.
Esse sistema considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Dessa forma, os consumidores podem ser informados sobre os custos reais de geração de energia e ajustar seu consumo conforme necessário.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.