sábado, 26 de julho de 2025

Brasil

Conta de luz vai pesar no bolso em agosto com nova bandeira vermelha 2

POR Marcos Paulo dos Santos | 26/07/2025
Conta de luz vai pesar no bolso em agosto com nova bandeira vermelha 2
A

A partir de agosto, os brasileiros vão sentir um novo impacto no orçamento: a conta de energia elétrica ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais elevado do sistema tarifário. Com isso, será cobrado um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

 

Desde o início de julho já vigorava a bandeira vermelha patamar 1, com custo extra menor. Segundo a Aneel, a mudança se deve à redução no nível dos reservatórios de água, o que compromete a geração de energia por hidrelétricas. Isso leva ao uso de usinas termelétricas, que são mais caras.

 

O economista William Bagdassariam alerta que, diferentemente de outros produtos, não há substituto para a energia elétrica. “O jeito é economizar como puder. Apagar a luz ao sair de um cômodo, evitar usar equipamentos que consomem muita energia, como a airfryer, e optar por alternativas como o micro-ondas”, orienta.

 

Bagdassariam destaca ainda que famílias com maior poder aquisitivo conseguem recorrer a alternativas como a instalação de painéis solares, mas a maioria da população depende de pequenos hábitos para reduzir o consumo.

 

A Aneel reforça que o sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, tem o objetivo de alertar os consumidores sobre os custos da geração de energia no país, que variam conforme fatores como o volume de chuvas e a necessidade de uso de fontes mais caras.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: