quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Conta de luz deve ter aumento de 12% em todo Brasil

POR Ana Carolina Morais | 17/05/2022
Conta de luz deve ter aumento de 12% em todo Brasil

Foto de Mohamed Khaled no Pexels

A

A conta de luz no Brasil deverá ter um aumento de ao menos 12% na tarifa residencial na média do país, o que representa quase quatro pontos percentuais acima do reajuste de 2021, que foi de 8%. Segundo cálculo feito pela empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia, TR Soluções, os reajustes da conta de luz vão ser maiores, em 2022, já que foram dois anos com medidas para segurar aumentos, devido à pandemia de Covid-19.

 

 

O estudo realizado não considera os impostos, que são diferentes em cada estado, nem a bandeira tarifária, que, caso suba, pode aumentar ainda mais o custo da eletricidade. De acordo com o cálculo, os aumentos no Centro-Oeste vão continuar altos, mas com um pequeno alívio, uma vez que os consumidores dessa região irão pagar 9,5% de reajuste na média neste ano, depois da alta de 11% de 2021.

 

 

Outros itens que influenciam os reajustes neste ano são o pagamento de parcelas do empréstimo realizado para arcar com o elevado custo das térmicas durante a crise hídrica do ano passado, bem como os repasses feitos para auxiliar nas perdas das empresas que tiveram queda no consumo durante o auge da pandemia.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: