quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: freepik
Foi divulgado nesta terça-feira (05), um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrando que o consumo de álcool causa, em média, 12 mortes por hora no país.
Segundo o levantamento, foram levadas em conta as estimativas de mortes atribuídas ao álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o estudo. Os números totais são de 104,8 mil mortes em 2019 no Brasil.
O estudo mostrou que a maior parte das mortes sã ode homens, representando 86% dos casos, onde quase a metade relaciona o consumo de álcool com doenças cardiovasculares, acidentes e violência.
Entre as mulheres o percentual de mortes foi de 14% . Em mais de 60% dos casos, o álcool provocou doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer.
“Importante destacar que o estudo adotou uma abordagem conservadora, já que é baseado exclusivamente em dados oficiais de fontes públicas, como os dados relativos ao SUS e pesquisas populacionais do IBGE, e em nível federal, considerando os gastos da União e não incluindo complementos de custeios por estados e municípios. O levantamento também não considera os custos da rede privada de saúde, nem o total de perdas econômicas à sociedade”, explicou Eduardo Nilson, pesquisador responsável pelo estudo.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.