quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (08), pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que o consumo das famílias brasileiras teve alta de 7,37% em abril em comparação com o mesmo mês de 2021. O consumo, nos primeiros quatro meses do ano, registrou alta de 2,5% em relação ao mesmo período no ano passado.
Os resultados, de acordo com o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, indicam que há crescimento consistente do consumo na primeira parte do ano. “Mostra estabilidade no consumo nos meses de fevereiro, março e abril”, ressaltou. Em comparação com março, a expansão do consumo em abril ficou 4,2%.
A previsão da Abras para este ano é que o consumo das famílias tenha crescimento de 2,8%.
Alta nos preços
No acumulado de janeiro e abril, a cesta com os 35 produtos mais consumidos em supermercados registrou alta de 8,31% em relação ao mesmo período de 2021. No período de 12 meses, os preços tiveram uma alta de 17,87%.
No primeiro quadrimestre de 2022, os produtos com as maiores altas foram o leite longa vida (22,35%), o óleo de soja (20,38%), o feijão (19,71%) e a farinha de trigo (15,45%).
Milan afirma que os preços dos produtos têm sofrido diversas pressões inflacionárias, como o aumento dos custos com energia com a Guerra na Ucrânia. Segundo ele, é necessário reduzir, mesmo que momentaneamente, os impostos, para conseguir conter a alta inflacionária. “Pelo menos um período de corte desses impostos. Um esforço do governo federal, estadual, municipal no sentido de criar alternativas para a gente ter uma cesta básica desonerada”, defendeu.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.