quarta-feira, 17 de abril de 2024

Consulta pública sobre vacinação contra a Covid-19 em crianças brasileiras é encerrada

POR Ana Carolina Morais | 03/01/2022
Consulta pública sobre vacinação contra a Covid-19 em crianças brasileiras é encerrada

Divulgação / Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

A

A consulta pública realizada pelo governo federal a respeito da vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos de idade foi encerrada neste domingo (2) às 23h59. Nesta segunda (3), se você acessar o portal onde ocorria a coleta de opiniões, é possível visualizar as perguntas, mas não há como responde-las. A decisão definitiva quanto a imunização dessa faixa etária, segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, só será tomada no dia 5 de janeiro, quarta-feira.

 

 

Antes da decisão final, nesta terça-feira (4) haverá uma audiência sobre a pauta em questão com a presença de especialistas em imunização. Todos estes são procedimentos anteriores a imposição, ou não, da vacina nas crianças. A consulta pública, por exemplo, de acordo com o Ministério da Saúde, foi realizada para “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população” sobre a imunização dessa faixa etária contra o novo coronavírus.

 

 

A imunização para as crianças foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Ela foi permitida desde que ocorra com a vacina da Pfizer na dosagem de 0,2 mL, equivalente a 10 microgramas, um terço do que é ministrado a adultos. A quantia de dose definida à esta faixa etária segue o mesmo esquema efetuado nos Estados Unidos.

 

 

Na última sexta-feira (31), o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos publicou uma revisão de dados que mostrou que as reações adversas à vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos são raríssimas. A constatação foi feita baseada no levantamento de informações obtidas após a aplicação de 8,7 milhões de doses em crianças americanas pelo país.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: