quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Conselho Federal de Medicina lança código de ética para estudantes

POR Jornal Somos | 20/08/2018
Conselho Federal de Medicina lança código de ética para estudantes
O

O documento, que tem 45 artigos organizados em seis modalidades, ressalta atitudes, práticas e princípios morais e éticos inspirados em experiências de códigos semelhantes editados em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.


A proposta era elaborar uma espécie de carta de princípios universais, aplicáveis a todos os contextos, para estimular o desenvolvimento de uma consciência individual e coletiva propícia ao fortalecimento de uma postura honesta, responsável, competente e ética, resultando na formação de um futuro médico mais atento a princípios fundamentais da atividade profissional e da vida em sociedade.

 

Médicos, estudantes, academias e outras organizações da sociedade civil também puderam contribuir com as formulações, encaminhando sugestões por meio de uma plataforma eletrônica. Ao todo, foram recebidas 272 contribuições.

 

Entre as principais medidas, segundo a EBC, estão a organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante atividades de ensino e prevenção ao assédio moral e às relações abusivas nas escolas. A iniciativa, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), oferece um conjunto de princípios para balizar as relações dentro e fora das salas de aula.

 

A previsão é que, a partir de setembro, o novo código de ética seja encaminhado para mais de 320 escolas em atividade em todo o país.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: