sexta-feira, 19 de abril de 2024

Conselho de Medicina não recomenda hidroxicloroquina mas libera receita em casos específicos

POR | 23/04/2020
Conselho de Medicina não recomenda hidroxicloroquina mas libera receita em casos específicos

Imagem: Fernando Caixeta/Metrópoles

H

Hoje, quinta feira (23), no Palácio do Planalto, estiveram reunidos o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Saúde, Nelson Teich e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Britto Ribeiro. O assunto foi o uso da hidroxicloroquina e segundo Dr. Mauro, a entidade autoriza, mas não recomenda o uso do composto como tratamento para o novo coronavírus.

“Não é uma recomendação. O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina, o que nós estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto a seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar o medicamento. Nós estamos autorizando, não é uma recomendação, isso é muito importante ficar bem claro”, enfatizou o presidente da entidade.

 

De acordo com o parecer do Conselho, sobre o uso do medicamento, existem três hipóteses em que o profissional poderá receitar o remédio. A primeira delas é quando o paciente se encontra em estado grave, em unidade de terapia intensiva (UTI), já com lesão pulmonar e reação inflamatória. Diante desse quadro, o médico, por compaixão, poderá receitar a hidroxicloroquina, desde que haja autorização de familiares.

 

A segunda hipótese é quando o paciente está com sintomas e precisa ser hospitalizado. E o terceiro cenário de permissão para receitar a droga, seria em casos de sintomas leves, desde que descartadas infecções por gripe comum.

“Pode ser utilizada pelo médico desde que ele tenha o consentimento do paciente, dos seus familiares, uma decisão compartilhada entre o paciente e o médico, com o médico sendo obrigado a explicar para o paciente que não existe nenhuma evidência de benefício do uso da droga e que a droga pode ter efeitos colaterais importantes”, frisou.

 

Ele ainda deixou claro que a entidade não aprova a prescrição preventiva da hidroxicloroquina.

 “Não existe qualquer indicação do uso preventivo da hidroxicloroquina em relação à Covid-19. Isso é consenso em qualquer literatura do mundo e essa é a posição do CFM. Uso preventivo, não. O que nós aprovamos foram essas essas três situações.”

 

Para finalizar, Dr. Britto afirmou que o CFM está atento a publicações de artigos em revistas científicas e pode rever o posicionamento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: