domingo, 25 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Hoje, quinta feira (23), no Palácio do Planalto, estiveram reunidos o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Saúde, Nelson Teich e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Britto Ribeiro. O assunto foi o uso da hidroxicloroquina e segundo Dr. Mauro, a entidade autoriza, mas não recomenda o uso do composto como tratamento para o novo coronavírus.
“Não é uma recomendação. O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina, o que nós estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto a seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar o medicamento. Nós estamos autorizando, não é uma recomendação, isso é muito importante ficar bem claro”, enfatizou o presidente da entidade.
De acordo com o parecer do Conselho, sobre o uso do medicamento, existem três hipóteses em que o profissional poderá receitar o remédio. A primeira delas é quando o paciente se encontra em estado grave, em unidade de terapia intensiva (UTI), já com lesão pulmonar e reação inflamatória. Diante desse quadro, o médico, por compaixão, poderá receitar a hidroxicloroquina, desde que haja autorização de familiares.
A segunda hipótese é quando o paciente está com sintomas e precisa ser hospitalizado. E o terceiro cenário de permissão para receitar a droga, seria em casos de sintomas leves, desde que descartadas infecções por gripe comum.
“Pode ser utilizada pelo médico desde que ele tenha o consentimento do paciente, dos seus familiares, uma decisão compartilhada entre o paciente e o médico, com o médico sendo obrigado a explicar para o paciente que não existe nenhuma evidência de benefício do uso da droga e que a droga pode ter efeitos colaterais importantes”, frisou.
Ele ainda deixou claro que a entidade não aprova a prescrição preventiva da hidroxicloroquina.
“Não existe qualquer indicação do uso preventivo da hidroxicloroquina em relação à Covid-19. Isso é consenso em qualquer literatura do mundo e essa é a posição do CFM. Uso preventivo, não. O que nós aprovamos foram essas essas três situações.”
Para finalizar, Dr. Britto afirmou que o CFM está atento a publicações de artigos em revistas científicas e pode rever o posicionamento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
25/10/2026
Jovem de 19 anos morre atropelado durante carreata de apoio a Flávio Bolsonaro em Goianésia (GO)
Matheus Henrique, de 19 anos, morreu após ser atropelado durante uma carreata em apoio ao candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, em Goianésia (GO). As autoridades apuram as circunstâncias do acidente.
25/10/2026
Vacina contra a gripe: esclarecimentos sobre mitos, riscos e a importância da imunização anual
Especialistas discutem, em podcast produzido em parceria com a Veja Saúde, a necessidade da vacinação anual contra a influenza, desmistificando crenças e ressaltando benefícios para a saúde individual e coletiva.
24/10/2026
Ouvir música ativa o cérebro, transforma emoções e pode ajudar a regular o humor
Estudos indicam que a audição de músicas mobiliza redes cerebrais corticais e subcorticais, com efeitos sobre humor, frequência cardíaca e liberação de dopamina. A música pode ser uma ferramenta complementar, mas não substitui tratamentos médicos ou psicológicos.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.