quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Conheça o Esocial, nova plataforma para informações de empresas

POR | 08/11/2018
Conheça o Esocial, nova plataforma para informações de empresas

Jornal Somos

O

O Esocial é um sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas, que é um banco de dados com informações sobre os trabalhadores. Esses dados são protegidos por sigilo. Foi feito pelo Governo Federal. Nessa plataforma as empresas darão todas as informações de uma só vez. O propósito é que as informações sobre Caixa Econômica, Receita Federal e Previdência Social se unifiquem em um só lugar. Dessa forma o acesso é mais fácil, ocorrem menos erros e há mais clareza de direitos, de modo que nenhum empregado fique sem seus benefícios.

 

 

Em entrevista, Érica Moraes, educadora física com MBA em Ergonomia e Saúde no Trabalho informou que o Esocial trará o fim das fiscalizações que antes eram feitas por fiscais que iam de empresa em empresa para checar se estavam em ordem as tributações. Érica também afirmou que todas as empresas devem se adequar a plataforma, pois aquelas que não o fizerem serão sujeitas a multas e penalizações. Também garantiu que todos os documentos relacionados aos assuntos solicitados são de extrema importância, e explicou especialmente sobre o laudo ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho nas Empresas (AETE).

 

 

A ergonomia é a ligação entre o trabalhador e a empresa, e é através desse elo que se identifica os riscos que um funcionário pode ter, se o trabalho corresponde às funções, buscando medidas para mudar a situação e protege-lo no local de trabalho. O Ergonomista é responsável por acompanhar e analisar essa situação fazendo um laudo de grande importância para a saúde e segurança do trabalhador. Érica, que tem o selo da IEA (Associação Internacional de Ergonomia) e da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), conta que os laudos ergonômicos estão sendo cada vez mais exigidos.

 

 

Além de tornar mais fácil a fiscalização para o Governo Federal, o Esocial também traz muitos benefícios aos funcionários, de acordo com Érica. Quanto a sua área, garante que a plataforma protegerá o trabalhador, além de fazer com que todos possam conhecer e exigir seus direitos, também mantendo atividades sem danos e prevenindo doenças ocupacionais, por exemplo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: