quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano de jovens, adultos e idosos, os aplicativos podem ajudar também na comunicação entre pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit em três importantes áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 2 milhões de autistas.
Muitos aplicativos podem auxiliar os pais e as pessoas com TEA, em questão de desenvolvimento, locais mais silenciosos para que se sintam a vontade com o ambiente, aprendizado, memorização, entre outros.
O Jornal Somos selecionou uma lista com 10 aplicativos que auxiliam crianças com autismo, pais e até mesmo professores, confira a lista abaixo:
ABC do Autismo
O aplicativo é um divertido e educativo jogo destinado a auxiliar a aprendizagem de autistas. Utilizando fundamentos da metodologia TEACCH, o aplicativo tem como auxiliar no processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de atividades.
AutApp – Autismo
Projeto referente ao TCC do aluno Gabriel Hahn, do curso de Engenharia da Computação, se divide em duas partes:
Autismo Projeto Integrar
O aplicativo tem o objetivo de auxiliar pessoas com TEA na organização de suas atividades da vida diária através do apoio audiovisual dos desenhos roteirizados do site Autismo Projeto Integrar, idealizado por Adriana Godoy e Neimer Gianvechio. Esse aplicativo possui desenhos sobre comportamento, higiene e uso do banheiro e permite o cadastro no mural “Meus Compromissos” com atividades representadas em desenhos roteirizados que indicam o passo a passo de como será a rotina da pessoas com TEA, exibindo uma agenda com as atividades do dia.
Diário de Autismo
É um aplicativo desenvolvido para armazenar toda a informação das pessoas com TEA. Ele também auxiliar com:
Jade Autism
É uma plataforma para crianças e adolescentes com autismo, com atraso no desenvolvimento ou dificuldade de aprendizado. O app inclui tarefas interativas e inteligentes, elaboradas para estimular o desempenho visual, a atenção, o responder do usuário e o raciocínio lógico matemático das crianças que interagem com o game, seguindo o fluxo natural de aprendizagem, respeitando o ritmo e a individualidade de cada um. Com a coleta de dados e gráficos gerados automaticamente pelo aplicativo, os terapeutas têm mais praticidade e agilidade no momento de analisar as respostas dos aprendizes.
Matraquinha
É destinado para crianças e adolescentes com autismo ou que apresentam prejuízo na fala. Com a utilização do aplicativo a criança poderá se comunicar através de cartões. Os cartões ao serem clicados fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir. No começo a criança vai clicar em todos os cartões para entender o significado de cada um deles e o aprendizado é natural.
Michelzinho – Emoções e Autismo
Com o jogo é possível desenvolver competências emocionais e sociais em pacientes emocionais e sociais em pacientes com autismo ou pessoas com deficiência intelectual, através das expressões faciais e analise das emoções em tempo real. O jogo pode ser jogado individualmente ou com o auxilio dos pais e/ou responsáveis.
Picto TEA
O aplicativo busca usar tecnologia para a inclusão de pessoas com TEA, facilitando a comunicação com seu ambiente através da comunicação por meio de pictogramas digitais em vez de cartões físicos.
Rede Azul – Autismo Colaborativo
A Rede Azul é uma rede que indica com pontos azuis os ambientes calmos e adequados para receber pessoas com TEA. Neste aplicativo você encontra restaurantes, igrejas, médicos, escolas, salões de beleza e entre outros. Há também a opção de compartilhar com os outros usuários informações e experiências nos locais indicados.
Teacch.me
É um aplicativo educacional que pode ser usado por autistas e seus responsáveis e educadores. Baseado no método pedagógico TEACCH, o app conta com uma área para se comunicar, exercícios configuráveis separados por categorias que são acompanhados por vídeos explicativos e espaço para criar rotinas e analisar o desempenho do aluno. O aplicativo também conta com uma assistente pessoal que se comunica por fala, com o objetivo de guiar o aluno da forma mais objetiva possível. Em casos mais extremos, onde o aluno esteja passando por uma crise, o detector do app fecha a tela para tranquilizá-lo.
É importante ressaltar que os aplicativos não substituem consultas e tratamentos com profissionais. Os aplicativos escolhidos foram os mais bem avaliados da Google Play.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.