sábado, 24 de outubro de 2026
CNJ, CNMP, órgãos de segurança e direitos humanos assinam acordos na sede do CNJ
Redação Jornal Somos
Dois acordos de cooperação a respeito do sistema carcerário e um terceiro na área de direitos humanos foram assinados na manhã desta terça-feira (09) na sede do Conselho Nacional de Justiça.
O cadastro biométrico de todos os presos brasileiros é o objetivo do termo que foi firmado entre CNJ, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério da Segurança Pública, Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Foram assinados ainda outros dois acordos: um para a digitalização de todos os processos criminais do país e aprimoramento de centrais de penas alternativas; e outro para incentivar políticas de adoção de crianças mais velhas, em especial com necessidades especiais. Ao todo, as iniciativas preveem o gasto de R$ 90 milhões do Fundo Penitenciário Nacional.
De acordo com a EBC, o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, destacou que a biometria dos presos vai impedir a duplicidade de registros e permitir identificar presos que não têm sequer documentação. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também presidente do CNMP, a biometria dos presos será uma ferramenta que permitirá ao Ministério Público acompanhar mais de perto onde e há quanto tempo está preso, impedindo que pessoas fiquem encarceradas para além do que determinou o juiz.
Para a PGR, a biometria também deve proporcionar a economia de recursos públicos, permitindo às secretarias de Segurança Pública estaduais mensurar com melhor exatidão os gastos em contratos para a alimentação de presos, por exemplo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.