sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, na noite desta quinta-feira (23), que o ConecteSUS, o sistema que emite o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, voltou a funcionar. O retorno do sistema ocorre após ele ter permanecido 13 dias fora do ar devido à uma invasão por hackers na noite do dia 10 de dezembro.
Apesar de o funcionamento ter sido retomado, o ConecteSUS ainda apresenta oscilações em alguns comandos, como o de emitir o Certificado Nacional de Vacinação, por exemplo. Segundo a pasta da Saúde, essa instabilidade ocorre devido ao volume de acessos no sistema.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o ataque hacker, havia informado que o retorno do ConecteSUS ocorreria na quarta-feira (22). Entretanto, o sistema só voltou, de fato, no fim do dia de ontem (23).
Além da página e do aplicativo do ConecteSUS, o site do Ministério da Saúde e o e-SUS Notifica, sistema que reúne as informações a respeito dos casos e mortes gerados pelo novo coronavírus, também foram invadidos e ficaram inacessíveis. No caso do e-SUS Notifica, o seu funcionamento voltou após 11 dias paralisado, na tarde desta terça-feira (21).
(Com informações do G1 e da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10