quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

ConecteSUS volta a funcionar com instabilidade após 13 dias fora do ar

POR Ana Carolina Morais | 24/12/2021
ConecteSUS volta a funcionar com instabilidade após 13 dias fora do ar

Foto: Carol Morais / Jornal Somos

O

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, na noite desta quinta-feira (23), que o ConecteSUS, o sistema que emite o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, voltou a funcionar. O retorno do sistema ocorre após ele ter permanecido 13 dias fora do ar devido à uma invasão por hackers na noite do dia 10 de dezembro.

 

 

Apesar de o funcionamento ter sido retomado, o ConecteSUS ainda apresenta oscilações em alguns comandos, como o de emitir o Certificado Nacional de Vacinação, por exemplo. Segundo a pasta da Saúde, essa instabilidade ocorre devido ao volume de acessos no sistema.

 

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o ataque hacker, havia informado que o retorno do ConecteSUS ocorreria na quarta-feira (22). Entretanto, o sistema só voltou, de fato, no fim do dia de ontem (23).

 

 

Além da página e do aplicativo do ConecteSUS, o site do Ministério da Saúde e o e-SUS Notifica, sistema que reúne as informações a respeito dos casos e mortes gerados pelo novo coronavírus, também foram invadidos e ficaram inacessíveis. No caso do e-SUS Notifica, o seu funcionamento voltou após 11 dias paralisado, na tarde desta terça-feira (21).

 

 

(Com informações do G1 e da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: