sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Conecte SUS sofre ataque hackear e deixa de exibir dados de vacinação

POR | 10/12/2021
Conecte SUS sofre ataque hackear e deixa de exibir dados de vacinação

Imagem: Reprodução

N

Na madrugada desta sexta-feira (1012), o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hackear e perdeu parte das informações referentes as vacinações dos brasileiros. De acordo com a pasta, o ataque comprometeu, temporariamente, "e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital."

 

 

Os relatos dos usuários foram principalmente quanto ao site e aplicativo ConecteSUS que tem sido utilizado para gerar os comprovantes das doses de vacina contra Covid-19. Durante um período da madrugada, nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar.

 

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.

 

Quando este tipo de "vírus sequestrador" age, codifica os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. Na mensagem deixada pelos criminosos, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas, ao final do texto, havia um contato de e-mail criptografado e telegram.

 

 

Quando ataques e sequestros  assim acontecenm o resgate é pago através de bitcoins, moeda virtual de difícil rastreamento. De acordo com o Coin Market Cap, que faz o monitoramento de preços de criptoativos, o índice de preço de mercado do bitcoin está avaliado pela cotação do dia em R$269.082,00.

 

 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou ainda que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão ao sistema. "O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas", diz o texto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: