quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Como é calculada a nota do Enem?

POR Jornal Somos | 01/11/2018
Como é calculada a nota do Enem?
A

Ao todo, os alunos respondem 180 questões objetivas, sendo 45 por prova, e produzem um texto dissertativo-argumentativo. Normalmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, solta o gabarito oficial três dias depois da aplicação das provas e a pontuação definitiva dois meses depois.

 

As notas somente podem ser calculadas pelo Inep, mas elas são mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é considerada a metodologia mais avançada para medir o conhecimento dos alunos e o comportamento deles na hora do exame.

 

Por meio desse sistema, os participantes do Enem não são avaliados somente pela quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito.

 

Em linguagem simples, quanto mais participantes acertarem uma questão, menor é a pontuação atribuída a ela. Se o estudante acertar questões que poucos acertaram, sua nota será maior. No entanto, se o participante acertar poucas questões consideradas difíceis pelo Inep, a TRI entende que o estudante “chutou” e atribuiu uma pontuação menor para a questão.

O sistema também explica os casos em que um estudante que acertou menos questões conseguiu uma maior do que outro que acertou mais itens.

 

Complicado, não é mesmo?

Por isso, a indicação é sempre muito estudo e atenção para fazer a prova!

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: