quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Os Estudantes podem fazer o pedido da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir dessa segunda-feira (17), pela página do participante. O prazo para o não pagamento termina em 28 de maio.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apesar da abertura do processo de isenção da taxa, ainda não foi divulgada a data da aplicação da prova, mas o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que a prova poderá ser aplicada em “outubro ou novembro” de 2021.
Poderá pedir a isenção quem está matriculado no último ano do ensino médio no ano de 2021 em escola de rede pública, pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no (CadÚnico) e alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (desde que a renda mensal familiar seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo). O resultado será divulgado em 9 de junho, caso o pedido seja negado o candidato pode recorrer entre 14 e 16 de junho.
Já os participantes que obtiveram a isenção do exame na edição de 2020 e não puderam comparecer ás provas devem apresentar também uma justificativa para poder solicitar a isenção na edição de 2021, o prazo é o mesmo entre 17 á 28 de maio.
Entre as justificativas aceitas estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, ser vítima de acidente de trânsito, maternidade ou paternidade, entre outras. A autarquia diz que não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais ou responsáveis
(segundo informações da Agência Brasil e G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.