sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Começa hoje (30) pagamento antecipado de parte dos abonos do PIS/Pasep

POR | 30/06/2020
Começa hoje (30) pagamento antecipado de parte dos abonos do PIS/Pasep
C

Começa hoje, terça feira (30/06), o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2019/2020 para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019. Este ano, o governo adiantou o pagamento do abono para alguns correntistas da Caixa e do Banco do Brasil como forma de apoio ao orçamentos domésticos por conta da crise financeira causada pela pandemia no novo coronavírus.

 

Quem recebe hoje?

 

Desta forma, dois grupos poderão usar o seu dinheiro apartir de hoje:

  • Correntistas da Caixa com direito ao abono do PIS nascidos entre julho e dezembro; e
  • Correntistas do BB com direito ao abono do Pasep e número de inscrição terminado entre 0 e 4.

 

Os demais trabalhadores que não foram beneficiados com a antecipação do calendário receberão a partir de 16 de julho conforme o anúncio feito no início do ano. Confira o calendário completo:

 

 

Valor

 

O valor pode chegar até R$ 1.045, já que este valor é proporcional ao período trabalhado ao longo do ano. Assim, se  trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.

 

Como saber se tenho direito?

 

Para se ter direito ao abono, é preciso preencher alguns requisitos, como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês. Leia abaixo quais são os requisitos. 

 

  • Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019;
  • Ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
  • Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.

 

Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras:

 

 - PIS (trabalhador de empresa privada): No Aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo site da caixa ao clicar em "Consultar pagamento", ou ainda, pelo telefone de atendimento da Caixa 0800 726 0207;

 - Pasep (servidor público): Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

 

Saque

 

Os saques podem ser feitos de formas diferentes também de sua forma de trabalho e instituição financeira. Leia a seguir como deve ser em cada caso:

  • Funcionários de empresa privada, com Cartão Cidadão e senha cadastrada: o saque pode ser feito em caixas eletrônicos da Caixa ou em lotéricas;
  • Não tem o Cartão Cidadão? O saque é feito em uma agência da Caixa, com documento de identificação;
  • É correntista individual da Caixa? O abono é depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1 e movimentação;
  • É servidor público? O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone do BB: 0800 729 0001.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: