quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Começa hoje (15) pedidos de restituição de quem pagou a mais no DPVAT 2020

POR Jornal Somos | 15/01/2020
Começa hoje (15) pedidos de restituição de quem pagou a mais no DPVAT 2020

Divulgação

C

Começou hoje de manhã, quarta feira (15/01), o pedido de ressarcimento para quem pagou a mais no DPVAT 2020. O pedido deve ser feito pela Internet, pelo site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br. De acordo com a Seguradora Líder, que administra o seguro obrigatório, cerca de 2 milhões de pessoas já haviam pago o DPVAT com o valor mais alto e têm direito de receber o estorno.

 

Para realizar a solicitação, será necessário informar:

  • CPF ou CNPJ do proprietário;
  • Renavam do veículo;
  • E-mail de contato;
  • Telefone de contato;
  • Data em que foi realizado o pagamento maior;
  • Valor pago;
  • Banco, Agência e Conta corrente ou conta poupança do proprietário.

 

Após enviar a solicitação pelo sistema, o ressarcimento com a diferença de valores será feito na conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo em até 2 dias úteis, afirma a gestora do DPVAT. Mas ainda lembre que o proprietário recebe um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site, caso precise.

 

Depois de ter barrado a redução dos valores do DPVAT, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás na decisão, liberando os valores mais baixos. Isso porque em novembro, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória para extinguir o DPVAT a partir de 2020. O governo afirmou que a decisão visava evitar fraudes e extinguir os elevados custos de supervisão e regulação.

 

Então a Seguradora Líder rebateu críticas e disse que ampliou combate a fraudes. No dia 19 de dezembro, o STF suspendeu a medida provisória e retomou o DPVAT. Mas em 27 de dezembro, o Conselho Nacional Seguros Privados (CNSP) definiu os novos valores do DPVAT, com reduções de até 86%. E para fechar o ano, em 31 de dezembro, o STF suspendeu a norma que reduziu seguro DPVAT, de maneira liminar.

 

O ponto final aconteceu semana passada. Em 9 de janeiro, o ministro do STF Dias Toffoli voltou atrás e manteve a redução no valor do seguro DPVAT. No entanto, o pagamento com os valores mais altos já havia sido feito por alguns motoristas. Em Goiás serão mais de 27 mil veículos que receberão esta restituição.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: