quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Começa hoje (06) campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

POR Jornal Somos | 06/08/2018
Começa hoje (06) campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

EBC

A

Algumas doenças que pareciam já estarem erradicadas no país voltaram a assustar os brasileiros, como o sarampo e a poliomielite. Esses problemas de saúde são considerados graves,por isso, uma campanha de vacinação será realizad. A vacinação começa hoje (06) e vai até dia 31 de agosto, com o dia D, marcado para o dia 18.


O foco são crianças de 1 ano até 5, adultos com até 29 anos que não estiverem tenham cumprido o esquema de vacinação na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.


Sarampo


É uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso, segundo o site saúde. Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Outras sofrerão com:


• Manchas no corpo e no rosto


• Coceira


• Conjuntivite


• Febre


• Tosse persistente


• Infecção no ouvido


O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. Entre elas, quadros de pneumonia, convulsões e morte são mais comuns.


O sarampo está longe de ser uma doença leve, como às vezes se propaga. Tanto que, antes do surgimento da vacina e das campanhas subsequentes, ele foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo.


Como essa infecção é transmitida


O vírus é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente.


A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar, por exemplo. Isso costuma durar uns quatro dias.


Poliomielite


Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.


Tipos


A infecção pelo poliovírus não leva, necessariamente, à paralisia infantil. Existem dois tipos principais da doença:


Poliomielite paralítica


Poliomielite não-paralítica


Causas


A poliomielite, segundo o site Minha Vida é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.


O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.

Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.


O período de incubação do vírus, ou seja, tempo que leva entre a infecção e surgimento dos primeiros sintomas, varia de cinco a 35 dias, mas a média é de uma a duas semanas.


O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. A doença é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus. Quem tem poliomielite pode transmitir a doença semanas após a infecção.


Fatores de risco


Uma pessoa está em maior risco de contrair poliomielite se não foi devidamente imunizada contra a doença. Em áreas com más condições de saneamento básico e com ausência de programas de imunização, a população torna-se mais vulnerável ao poliovírus, principalmente crianças até os cinco anos de idade – daí o nome “paralisia infantil”. Mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como portadores de HIV, são especialmente suscetíveis a contrair a doença.


Sem a vacina, outros fatores também podem aumentar o risco, como:


Viajar para uma área onde a poliomielite é comum;


Viver ou cuidar de alguém que possa estar infectado com o poliovírus;


Ter extraído as amígdalas por amigdalectomia;


Estresse extremo ou a atividade física extenuante após ter sido exposto ao vírus, uma vez que o esgotamento pode deprimir o sistema imunológico e tornar o corpo mais vulnerável à infecção.


Vacinação em Rio Verde


Em Rio Verde, o horário de atendimento será das 07h 30min às 17h nos postos de saúde de outros bairros e no Parque Bandeirantes entre as 07h e 19h. Nos sábados, o horário é reduzido, ficando entre 7h e 11h 30min.


Leia mais:

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo começa no dia 6

Rio Verde terá campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Goiás capacita para a Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: