sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Com Toffoli e Dodge, Bolsonaro dá posse a novo ministro

POR Jornal Somos | 25/06/2019
Com Toffoli e Dodge, Bolsonaro dá posse a novo ministro
O

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta segunda-feira (24) ao novo ministro-chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, e ao antecessor dele no cargo, Floriano Peixoto, como novo presidente dos Correios.

 

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, citados nos discursos de Bolsonaro e dos dois empossados.

 

Jorge Oliveira já comandava a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil desde o início do governo e vai acumular o departamento com ministério, Bolsonaro citou a morte do pai dele, Jorge Francisco, que foi seu chefe de gabinete. “O Jorginho é excepcional. Realmente, esse garoto aqui é um garoto de ouro”, declarou Bolsonaro.

 

Após a cerimônia, Jorge Oliveira afirmou que tem uma "responsabilidade dobrada" por amigo pessoal de Bolsonaro. “A minha lealdade impõe que eu sempre o aconselhe naquilo que eu realmente penso, nas minhas convicções, nas minhas análises jurídicas”, comentou.

 

Ele disse que o seu principal desafio é desburocratizar o serviço público. “A burocracia é natural no serviço público, ela se faz necessária em alguma medida, mas às vezes ela acaba por inviabilizar ou por tornar muito lentas as decisões de Estado, dar morosidade aos serviços que o governo tem que encontrar”, acrescenta.

 

O novo ministro vinha ganhando relevância também na disputa pelo comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Dois dos candidatos ao posto, os subprocuradores Mário Bonsaglia, mais votado na eleição da lista tríplice feita com integrantes do Ministério Público, e Augusto Aras, que tenta ser indicado por fora da lista, já foram ao Planalto para conversar com ele, cuja opinião é considerada determinante para a indicação de Bolsonaro.

 

Durante seu discurso, quase todo de agradecimento às autoridades presentes e aos familiares, Jorge Oliveira fez menção destacada a Raquel Dodge, que também corre por fora pela recondução ao comando do Ministério Público Federal (MPF).

 

A troca de Peixoto por Oliveira foi anunciada pelo presidente na última sexta-feira. General da reserva do Exército, o primeiro assumiu o comando da estatal após a demissão do também general Juarez Cunha. Bolsonaro agradeceu o ex-ministro por ter aceitado "a missão".

 

O nome de Oliveira foi oficializado no cargo dois dias depois que o governo editou uma medida provisória (MP) que transferiu a SAJ da Casa Civil justamente para a Secretaria-Geral, fortalecendo a pasta.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: