terça-feira, 23 de abril de 2024

Com oito casos suspeitos no Brasil, São Paulo confirma 1º caso de varíola dos macacos no país

POR | 09/06/2022
Com oito casos suspeitos no Brasil, São Paulo confirma 1º caso de varíola dos macacos no país

Vírus da varíola dos macacos ampliado em microscópio - Cynthia S. Goldsmith/Russell Regner/CDC/AP/dpa/picture alliance

A

Ao final desta quarta-feira (08/06), o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado na cidade de São Paulo. As confirmações aconteceram em sequência, começando pela Secretaria Estadual de São Paulo e depois pela Secretaria Municipal da capital, e finalmente com nota do Ministério da Saúde.

 

 

Segundo os dados já compartilhados, o paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, e iniciou os sintomas no último dia 28 de maio. Agora foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Os médicos explicaram que, pela análise clínica, os sintomas e a características das feridas são muito compatíveis com os efeitos da doenças. O paciente está estável.

 

 

Em nota, a secretaria estadual da Saúde disse que "as amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz". Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo informou que monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, sem histórico de viagem ao exterior, hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença.

 

 

Em comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde ao final do dia de ontem, no país oito casos estão em investigação sendo: Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo um caso suspeito em cada estado; e há ainda 2 casos em monitoramento em Rondônia e outros 2 em Santa Catarina.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: