sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (07/03), como previsto, começa a declaração do Imposto de Renda 2022 e um dos pontos em que os cidadãos precisam ficar atentos é quanto ao prazo, já que o período para o envio vai até 29 de abril. Assim, o tempo de programa aberto para acertar as contas com leão ficou mais curto - menos de dois meses. Em 2021 e em 2020, o prazo para declarar foi estendido por conta da pandemia do novo coronavírus. Quem não fizer a declaração dentro do prazo pode receber multa mínima de R$ 165,74, variand de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.
Na manhã de hoje, a Receita Federal já havia liberado o programa do Imposto de Renda 2022 para poder ser baixado e usado para preencher e enviar a declaração. (clique aqui) A Receita espera recebe 34,1 milhões de declarações até o fim do prazo.
Entre as novidades deste ano estão a possibilidade de pagar imposto e receber a restituição via Pix e a ampliação da funcionalidade da declaração pré-preenchida, liberada em todas as plataformas disponíveis para o preenchimento da declaração e não só pelo portal e-Cac, como era até o ano passado.
Para incentivar que o cidadão faça o quanto antes seu Declaração 2022, a Receita Federal tem divulgado e reforçado, que aqueles que encerrarem antes o envio do documento também receberão antes a sua restituição. Quanto aos prazo para este pagamento, de acordo também com o governo federal, a restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) será efetuada em 5 lotes, entre maio a setembro de 2022.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10