quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Com menor número de inscritos dos últimos anos, 1º dia de prova do Enem traz tema da redação inusitado

POR | 21/11/2021
Com menor número de inscritos dos últimos anos, 1º dia de prova do Enem traz tema da redação inusitado

Redação Jornal Somos

S

Segundo informações divulgadas pelo Inep, órgão responsável pela realização do Exame, aproximadamente 130 mil alunos estão inscritos para o Estado de Goiás neste ano. Um número bem menor do que da última edição, com uma queda de 38% menor. Do total de inscritos no estado, são 78.834 mulheres e 50.208 homens. Os alunos até 18 representam 80 mil dos cadastrados para o exame. Já os que têm acima de 60 anos somam 141 candidatos.

 

 

Neste ano continuou-se a realização das provas com opções presencial e online. E aqueles que optaram pela forma presencial tiveram que cumprir medidas para evitar transmissão da Covid-19, como o uso de máscara. Os portões foram abertos às 12h e fechados as 13h, sendo que neste primeiro dia de provas será de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

 

 

Na sequência do horário do início da prova (13:30), o Ministério da Educação (Mec) tuitou o tema da redação deste ano:

 

“A redação do Enem 2021 tem como tema ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. O tema é o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e em computador.”

 

 

Um tema pouco abordado nas mídias e relações educacionais e que não estava entre as principais listas dos educadores do país. A importância de uma boa redação aos candidatos fica maior ainda com o tema escolhido, já que a redação do Enem vale mil pontos e pode ser o diferencial na hora de conquistar uma vaga em uma universidade — uma boa nota nessa parte garante mais pontos ao candidato.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: