sábado, 23 de novembro de 2024
Roberto Corrêa/Vila Nova
Nesta terça-feira (13), o ex-jogador de futebol Marcos Vinícius Alves Barreira, conhecido como Romário, confirmou comparecimento na audiência da CPI da Manipulação no Futebol.
Acusado de participar de um esquema de manipulação de resultados, o atleta compareceu à CPI por videoconferência, alegando não ter condições financeiras para se deslocar de Goiânia até Brasília. A proposta foi aceita, evidenciando a gravidade das acusações.
A Câmara dos Deputados instalou no último dia 17 de maio a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar manipulação de resultados em partidas de futebol. Romário foi proibido de atuar no esporte pelo STJD no último dia 29.
Romário, que anteriormente atuava pelo Vila Nova (GO), foi apontado como o pivô do esquema, segundo informações do Ministério Público de Goiás. De acordo com as investigações, ele teria recebido dinheiro de apostadores para cometer um pênalti contra o Sport, na última rodada da Série B do ano passado. No entanto, o jogador não foi relacionado para o jogo em questão. A partir desse momento, o ex-jogador teria buscado outros atletas para se envolverem na fraude.
Inicialmente, a informação divulgada era de que Romário teria apenas emprestado sua conta bancária para o repasse do dinheiro. Contudo, o MP-GO, após aprofundar as investigações, concluiu que o jogador está mais envolvido no caso do que se imaginava.
O caso infelizmente traz dúvida sobre a corrupção nos jogos brasileiros. As instituições esportivas, como as federações, clubes e entidades reguladoras, devem reforçar ações de combate à corrupção, investir em mecanismos de fiscalização e punição eficazes, além de promover a conscientização sobre a importância da ética no esporte. É necessário reforçar os valores fundamentais que o esporte representa.
Resta aguardar os próximos resultados da CPI da Manipulação no Futebol.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.