quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Freepik
O mês de janeiro é marcado como o mês da conscientização da saúde mental e emocional. Leva o nome de “Janeiro Branco”, por simbolicamente ser o início de mais um ciclo, como uma nova tela em branco, pronta para novos acontecimentos.
O intuito dessa campanha, criada em 2014, é alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, ansiedade, depressão e pânico. Mas, o que fazer para não adoecer mentalmente?
Em entrevista ao Papo Líder, no último sábado (6), a coordenadora do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), Lucianne Soares, respondeu a essa perguntada. Entre os pontos citados por ela, a prática de atividade física é uma grande aliada para quem busca estar bem com a saúde mental. O autoconhecimento, rotina de sono, tempo de laser com a família e amigos, e o desenvolvimento da fé também são pilares importantes.
Em Rio Verde os CAPS vem sendo referência. Onde, na rede pública, é ofertado tratamento e acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, psiquiatras e terapeutas. As unidades prestam serviço a comunidade, para todas as faixas etárias, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
Precisamos entender que adoecer mentalmente não é nenhum sinal de fraqueza ou de inferioridade e não é preciso ter medo ou vergonha de falar sobre suas emoções e sentimentos. Caso esteja enfrentando quaisquer situações, não excite em buscar ajuda de um profissional. Priorize a sua saúde mental.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.