quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Freepik
A Rússia anunciou na última quinta-feira (21) a suspensão temporária das exportações de diesel e gasolina para outros países. O Brasil era um dos principais destinos dos combustíveis. A tomada da decisão teve como causa a escassez interna no país chefiado por Vladimir Putin.
Com as sanções comerciais impostas pela Europa após ter invadido a Ucrânia, os russos se tornaram o maior fornecedor de diesel para o Brasil, sendo responsável por quase 70% do volume importado pelo país. Agora, com a medida, é esperada uma nova alta de preços tanto para o consumidor, quanto para empresas que dependem do combustível para o transporte de grãos pelo país.
Por aqui, o setor agrícola deve sofrer com futuros reajustes de preços que a Petrobras deverá realizar nos próximos dias. Os custos de produção devem aumentar, causando uma reação em cadeia, onde o transporte de matéria-prima é muito sensível à volatilidade de valores cobrados na hora de abastecer um veículo. O frete deve aumentar, deixando o custo mais oneroso. O Kremlin ainda não definiu uma data para o fim das suspensões das exportações e nem afirmou se a medida será temporária.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.