Brasil

Coluna Marcos Paulo: PRODUTORES PEDEM AÇÕES CONTRA IMPORTAÇÃO DO LEITE NO MERCOSUL

POR Marcos Paulo dos Santos | 27/09/2023
Coluna Marcos Paulo: PRODUTORES PEDEM AÇÕES CONTRA IMPORTAÇÃO DO LEITE NO MERCOSUL

Foto: bozano.rs.gov.br

A

A crise do leite tem afetado os custos de produção no país. Pecuaristas estão abandonando a produção no campo e o assunto foi tema nesta semana em um debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH), em Brasília. Por conta de um acordo de livre comércio com o Mercosul, as importações de laticínios e seus derivados não são taxadas quando entram no Brasil.

 

 

Durante a audiência, a produtora e sindicalista Cleonice Back fez uma série de denúncias, apontando que parte do leite, que não é produzido no Mercosul, entra pelos países do bloco e chega por aqui através do benefício, no que ela chama de suspeitas de triangulação comercial.

 

 

“Nós sabemos que têm denúncias sobre isso, de leite vindo da Nova Zelândia e indo para a Argentina, da Argentina para o Brasil. Entrando no sistema do Mercosul como livre comércio, sem impostos”, aponta Cleonice.

 

 

No meio pecuário, há um consenso de que o governo deveria reagir impondo medidas de defesa comercial. Em 2001, um mecanismo parecido foi usado para taxar o leite em pó que era importado da União Europeia e da Nova Zelândia.

 

 

A Câmara do Comércio Exterior (CAMEX) deu uma resposta animadora, afirmando que o leite brasileiro precisa ser valorizado e citou discussões para alinhar estratégias alfandegárias com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Anvisa, Ministério da Fazenda e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

 

 

Enquanto a discussão sobre a medida já começa a dar contorno às ações práticas, produtores de leite batem cabeças com as contas da produção, que dificilmente vão fechar no azul este ano.

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES