sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: GeekWire Photo / Todd Bishop
Há muito tempo, sítios, ranchos, chácaras e fazendas eram boas opções para pessoas se desligarem do mundo e se reconectar com a natureza e os animais. Isso porque você tinha que se abdicar de confortos oferecidos pelas cidades, como sinais de TV, internet, e energia elétrica (neste último caso, se formos voltar 30 anos atrás), mas isso ficou no passado.
O meio rural passa por uma revolução silenciosa. Se antes era impossível levar internet via cabos para imóveis rurais, por questão de distância, hoje você pode utilizar uma pequena antena para ter acesso a banda larga via satélite e com um custo baixo de mensalidade. Estamos falando da Starlink.
O sucesso da fabricante por aqui é absoluto, de acordo com dados obtidos pela BBC, 90% dos municípios que ficam localizados na Amazônia Legal, já estão dominados pela internet do Elon Musk. Ela é líder isolada entre provedores de banda larga fixa por satélite, sendo responsável por conectar a população que vive em regiões de difícil acesso, onde não tem ou é impossível estabelecer uma infraestrutura que proporcione internet de qualidade.
Por aqui, em Goiás, a fornecedora marcou presença em feiras importantes, como a Tecnoshow Comigo 2023, por meio de um estande montado no evento. O uso em fazendas, tem facilitado a conectividade entre produtores e profissionais para o envio e recebimento de dados, desde a quantidade de leite produzido por uma vaca-leiteira até a sincronização de dados gerados por uma colheitadeira, por exemplo.
Excluindo todas as polêmicas e o total desprezo que muita gente tem pelo executivo, Musk por tabela e sem perceber, abriu portas para a conectividade rural através da Space X e seus milhares de satélites lançados nos últimos anos. Voltada para pessoas de classe alta, a Starlink foi abraçada pela população com menos poder aquisitivo e trouxe muita gente que antes só produzia e não tinha acesso a ferramentas profissionais de serviços rurais oferecidos online. O tempo de escuridão, desta vez com acesso à rede, parece estar chegando próximo do fim.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10