quarta-feira, 03 de julho de 2024

Coluna Marcos Paulo: DEPOIS DE 36 ANOS, FERROVIA NORTE-SUL ENTRA EM FUNCIONAMENTO TOTAL

POR Marcos Paulo dos Santos | 02/10/2023
Coluna Marcos Paulo: DEPOIS DE 36 ANOS, FERROVIA NORTE-SUL ENTRA EM FUNCIONAMENTO TOTAL

Foto: Divulgação

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Após um longo período e muitas histórias envolvendo irregularidades e casos de corrupção, a Ferrovia Norte-Sul entrou em operação e teve a primeira viagem completa concluída. O trajeto da carga, que saiu do estado de São Paulo com destino ao Porto Seco, em Anápolis, contou com 120 contêineres, transportando defensivos agrícolas, algodão e peças para fabricação de carros.

 

 

Em uma declaração ao Popular, o secretário de Estado, Indústria e Comércio, Joel Santana, disse que a entrega das cargas até a cidade goiana foi um “momento histórico”. E foi mesmo, já que foram precisos 36 anos e bilhões de reais e para que as obras, marcados por casos de corrupção e erros técnicos, levassem ao feito que aconteceu na última quarta-feira (27).

 

 

A Ferrovia Norte-Sul foi, por mais tempo, objeto de uso político durante o seu desenvolvimento do que para a sua real utilidade. A obra, iniciada ainda na administração José Sarney, teve percalços com casos escandalosos denunciados pelo jornal Folha de São Paulo, com um esquema envolvendo US$ 2,5 bi e a concorrência para a construção de 18 lotes de ferrovia.

 

 

No governo Lula, em 2003, a obra foi impulsionada quando foram anunciados R$ 452 milhões para a construção de novos trechos entre Goiás e Tocantins. Nesse período, também foi marcado por irregularidades no processo de licitação.

 

 

Em 2011, a Controladoria Geral da União apontou 12 problemas nas obras rodoviárias e ferroviárias. Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF-DF) no Distrito Federal pediu ressarcimento de mais R$ 120 milhões de reais de uma empresa pública, responsável pelas obras de um trecho da ferrovia.

 

 

A Ferrovia Norte-Sul continua em obras e com toda certeza, mais casos de corrupção ainda serão descobertos. A inauguração da primeira viagem já foi feita e agora, o projeto está perto do fim de ser instrumento de abuso do dinheiro público e vai finalmente deixar de ser motivo de vergonha, para trazer melhorias no transporte de cargas, principalmente no escoamento de grãos pelo país.

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

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