sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Unirv
Nesta quinta-feira, dia 21 setembro, é comemorado o Dia da Árvore. A data de conscientização, que também antecede o início da primavera em 23 de setembro aqui no Brasil, foi instituído na América do Norte em 10 de abril de 1872, quando um jornalista estadunidense resolveu plantar muitos pés onde vivia em Nebraska, Estados Unidos. O dia ficou conhecido como “Arbor Day”.
Desde o tempo de escola, aprendemos que este dia é dedicado a atividades especiais fora de sala de aula. A história, desenvolvimento, cuidado e preservação da árvore no mundo são os ensinamentos passados de professores a alunos. Porém, com o passar do tempo, nós crescemos, amaduramos, reproduzimos e ficamos distantes desta parte importante da natureza, como se ela fosse um item de decorativo.
Elas compõem o sistema respiratório do mundo, estão aqui há mais tempo que a gente e hoje sofrem consequência do desmatamento. No ano de 2022, foram registrados 27 mil focos de incêndios só na região do Pantanal. Por mais que elas se recuperem, muitas árvores são destruídas, não só nesta região como em outras áreas como o Cerrado e a Mata Atlântica. É de extrema importância que o reflorestamento, a denúncia de queimadas ilegais e até não jogar o lixo na rua são as atitudes corretas de se preservar o meio em que a gente vive.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10