sábado, 06 de julho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: TABAGISMO CONTINUA MATANDO. PRESERVE A VIDA, PARE DE FUMAR

POR Cairo Santos | 01/09/2023
Coluna Cairo Santos: TABAGISMO CONTINUA MATANDO. PRESERVE A VIDA, PARE DE FUMAR

Imagem: Freepik

O

O abito de fumar pode ser bonito para alguns, mas não é nem de longe saudável. A garotada, principalmente, considera elegante estar na turma praticando o ato de fumar e muitas vezes recorrendo aos cigarros eletrônicos, acreditando que são menos perigosos. Ledo engano.

 

 

Epidemia mundial do tabagismo. É dessa forma que o relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no final do mês passado, classifica o hábito que é uma das principais causas de morte, doença e empobrecimento no mundo.

 

 

Segundo aponta o levantamento, mesmo diante de uma queda nos números, que equivale à redução de 300 milhões de fumantes em 15 anos, cerca de 8,7 milhões de pessoas morrem todos os anos por fumar e outras 1,3 milhão morrem por tabagismo passivo.

 

 

No dia 29 de agosto foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data visa sensibilizar a população sobre os prejuízos que o hábito provoca à saúde, como a dependência da nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

 

 

Dentre os males causados pelo tabaco, especialistas destaca que o cigarro possui mais de 4000 substâncias que são liberadas pela combustão e está relacionado a 20 tipos ou subtipos de câncer, considerado um fator significante de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias.

 

 

Desde 2009, a Anvisa não permite a venda, importação e propaganda de quaisquer tipos de cigarros eletrônicos no Brasil. Todos os Dispositivos Eletrônicos para Fumar que existem hoje no mercado são ilegais e frutos de contrabando. Eles apresentam sabores e aromas atraentes, e essas características passam a ideia de que o produto é inofensivo.

 

 

Os chamados “fumantes passivos” também podem desenvolver câncer e outras doenças respiratórias por conta do contato constante da fumaça proveniente do tabaco, já que inalar é tão prejudicial quanto tragar.

 

 

Como orientação para se livrar do vício, especialistas ressalta que o primeiro passo é ter consciência de que o tabagismo é uma doença e tem tratamento. Os passos seguintes envolvem compromisso para cumprir a meta de parar e caminhar rumo a uma vida com mais qualidade e longevidade.

 

 

A mudança radical deve ter uma motivação, como aumento da saúde física ou a chance de viver mais tempo e com saúde ao lado dos filhos, por exemplo, para que as recaídas não aconteçam e causem frustração, acentuando, por vezes, a dependência ao tabaco. Assim como o tratamento de qualquer doença, nesse caso também é essencial o acompanhamento médico para que seja diagnosticado o grau de dependência e possíveis enfermidades provocadas pelo cigarro, bem como para a indicação do tratamento adequado e uso de medicamentos para o abandono do vício. Parabéns aos que priorizaram a vida e abandonaram o vício de fumar e força aos que estão lutando contra o vício.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: