quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: SEMANA DE QUATRO DIAS, SERÁ QUE COLA?

POR Jornal Somos | 25/05/2023
Coluna Cairo Santos: SEMANA DE QUATRO DIAS, SERÁ QUE COLA?

Foto de Freepik

A

A semana de quatro dias, que vem sendo testada em várias partes do mundo, vai começar a ser oficialmente implementada em empresas brasileiras em junho. A iniciativa é da 4 Day Week Global, comunidade sem fins lucrativos que apoia companhias a mudarem suas jornadas de cinco para quatro dias por semana.

 

 

O modelo adotado pela comunidade global é o 100 - 80 - 100: 100% do salário, 80% do tempo trabalhado e 100% da produtividade. "O piloto da jornada de quatro dias permite que, com menos tempo de trabalho, obtenhamos os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos. As empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas percebem aumentos na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores. Mundo afora, a jornada reduzida apresentou resultados promissores. No geral, empresas e funcionários tendem a querer manter o modelo após os testes, verificando aumento de produtividade e até do lucro, além de redução em níveis de stress dos funcionários. O problema que vejo para que isso de certo no Brasil é o fato do brasileiro querer levar vantagem em tudo e dedicar apenas ao bônus desprezando o ônus. Esperar pra ver.

 

 

 

 

GRIPE AVIÁRIA PODE TER CHEGADO A HUMANOS

 

O governo federal anunciou nesta terça-feira (23) que está investigando quatro pacientes suspeitos de contaminação pela  gripe aviária H5N1 no estado do Espírito Santo, enquanto outras 38 ocorrências foram descartadas.

 

 

O Ministério da Saúde informou que o Instituto Fiocruz vai analisar as amostras de sangue dos quatro casos. Dos 38 pacientes descartados, 34 são residentes no Espírito Santo, e quatro, no Rio de Janeiro.

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes negativados são funcionários do parque Fazendinha do Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave contaminada.

 

 

Na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou o estado de emergência zoossanitária por 180 dias em todo o país devido a oito casos de aves silvestres contaminadas no Espírito Santo e no Rio.

 

 

Para fortalecer a vigilância, será instituído um Centro de Operações de Emergência.

 

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a  influenza aviária é uma doença viral e altamente contagiosa. Ela afeta diversas espécies de aves domésticas e silvestres, além de mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos e seres humanos. 

 

 

Apesar de, anteriormente, não ter sido detectada no Brasil e ser "exótica", a influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, segundo o Código Sanitário para os Animais Terrestres – OMSA.

 

Por conta dos vírus de influenza tipo A terem uma capacidade alta de mutação e adaptação a novos hospedeiros. A doença no homem é responsável por uma taxa de letalidade alta e, por conta disso, representa um alto risco para a população no mundo. A comercialização de aves vivas em feiras continua proibida em Rio Verde.

 

 

MENDANHA AGORA É CAIADO

 

O encontro entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (ainda Patriota), aconteceu na manhã desta terça-feira (23), terminou como era de se esperar, aliança fechada, parcerias e conversas de olho nas eleições de 2024 e, principalmente, 2026.

 

 

No entanto, a surpresa fica para o desafio de Caiado a Gustavo que promoverá a primeira viagem dos dois em aliança ao país asiático com objetivo de usar o prestígio do ex-prefeito junto ao Governo de Israel para auxiliar no desenvolvimento do Vão Paranã, sonho e projeto antigo do governador.

 

 

No fim do encontro, Caiado disse ter esperado por essa conversa por muito tempo, que foi articulada, inicialmente por Daniel Vilela (MDB), e que considera esse momento como “um dos mais relevantes” desse segundo mandato. Politica é mesmo engraçado: como ficam os opositores de Caiado que embarcaram na aventura oposicionista de Mendanha nas últimas eleições, acreditando que poderiam ser liderados por ele, que na primeira oportunidade pula do barco.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: