sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Agência Brasil
O bipartidarismo acabou há muito tempo no Brasil, onde vivemos o pluripartidarismo. Será mesmo? A dúvida se justifica pelo que temos acompanhado desde as últimas eleições presidenciais, onde pudemos ver a disputa cerrada entre os Lulistas e os Bolsonaristas. Quase um ano após as eleições o que vemos é que a disputa continua.
Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira (15) indica que a polarização entre apoiadores de Lula e Jair Bolsonaro permanece.
Dos brasileiros entrevistados, 29% se dizem petista convicto, enquanto 25% responderam que é bolsonarista raiz. O resultado é o mesmo da terceira pesquisa feita com o tema, em julho deste ano.
A pesquisa atual traz os seguintes percentuais:
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 p.p. para mais ou para menos.
Houve queda de 3% entre os petistas convictos desde a primeira pesquisa com este enfoque, realizada em 20 de dezembro. Já os bolsonaristas raízes mantiveram 25% após oscilação em março, quando atingiu 22%.
Além dos dois polos políticos, os entrevistados se posicionaram em zonas mais neutras: 11% dos eleitores se dizem mais próximos do PT, enquanto 7%, mais próximo do bolsonarismo.
As pessoas que se responderam serem neutros são 21%, enquanto 5% rejeitam qualquer posicionamento político. Já 1% não opinou.
Sobre o governo Lula, o Datafolha afirma que:
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de junho, a avaliação positiva de Lula oscilou um ponto percentual para cima, passando de 37% para 38%. Já a reprovação subiu quatro pontos, acima da margem de erro, de 27% para 31%.
A aprovação do governo Lula é maior entre moradores do Nordeste (49%), pessoas de menos escolaridade (53%) e mais pobres (43%). Já a reprovação é maior na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (44%) e evangélicos (41%).
Segundo o Datafolha, a comparação dos primeiros 8 meses de governo entre Lula e Bolsonaro, o governo Lula é melhor avaliado. E você é Lula ou Bolsonaro?
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10