quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Coluna Cairo Santos: QUEM ESQUECEU DINHEIRO EM BANCOS NÃO PODE ESQUECER QUE SAQUE COMEÇA HOJE

POR Jornal Somos | 07/03/2023
Coluna Cairo Santos: QUEM ESQUECEU DINHEIRO EM BANCOS NÃO PODE ESQUECER QUE SAQUE COMEÇA HOJE

José Cruz/Agência Brasil

O

O resgate de dinheiro esquecido em instituições financeiras poderá ser feito a partir desta terça-feira (7), por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Ao todo, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a sacar, segundo o BC.

 

 

Os pedidos de resgate começaram aser feitos a partir das 10h. Cabe a cada beneficiário acessar o sistema e solicitar a transferência dos valores. As consultas iniciais, que mostram se o beneficiário tem ou não dinheiro a receber, começaram na última terça (28).

 

 

O Banco Central ressalta que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

 

 

A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques. Será permitido o resgate dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.

 

 

 

Agora é muito importante ficar atento para não cair em golpes. A primeira dica para não cair em golpes se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o BC orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links. Esses links, informa a instituição, roubam senhas em redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões no celular.

 

 

Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais da instituição, e não por meio de aplicativos de mensagens ou SMS.

 

 

 

 

NA SEMANA DA MULHER VALE A PENA REFLETIR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

Um estudo com dados de sete estados brasileiros aponta que, em 2022, uma mulher foi vítima de violência a cada quatro horas: foram 2.423 casos e 495 deles terminaram em morte.

 

 

 

O levantamento consta do boletim “Elas Vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta segunda-feira (6). A terceira edição do documento compilou os registros na Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

O maior número de eventos foi registrado em São Paulo (898) um a cada dez horas.

 

 

 

A Bahia é o estado com maior taxa de crescimento em relação ao último boletim, com uma variação de 58%, com ao menos um caso por dia, além de ser o primeiro em feminicídios do Nordeste, com 91 registros.

 

 

“Existe a necessidade de que todas as pessoas tenham um conhecimento social sobre essas questões para que a gente possa transformar esses números, que aumentam a cada ano”, explica a pesquisadora baiana Larissa Neves.

 

 

 

A maior parte dos registros nos sete estados tem como autor da violência companheiros e ex-companheiros das vítimas. São eles os responsáveis por 75% dos casos de feminicídio. As principais motivações são brigas e términos de relacionamento.

 

 

Os dados do boletim são produzidos a partir de um monitoramento diário do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. As informações coletadas alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado.

 

 

A violência contra mulher é o terceiro indicador de violência mais registrado pela Rede de Observatórios, atrás apenas de eventos com armas de fogo e ações policiaisque tradicionalmente ocupam o noticiário policial.

 

 

Para comemorar o dia da mulher a prefeitura de Rio Verde através da primeira dama Dona Lillian do Vale realiza uma semana inteira de comemorações que começa nesta terça-feira, 07. Serão oferecidos serviços gratuitos de saúde, dança, musica e muita diversão. A ação de hoje vai até às 19 horas na praça da vila Promissão.

 

 

 

 

NOVOS SECRETARIOS SÃO EMPOSSADOS

 

Em mais uma etapa de renovação na equipe de primeiro escalão, o governador Ronaldo Caiado empossou, nesta segunda-feira (06), novos titulares no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e nas secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Entorno do Distrito Federal (SEDF).

 

 

“Chegam não só com a responsabilidade de mostrar mais serviço, mas numa situação desafiadora àqueles que já estão nos cargos, para que a gente trabalhe cada vez mais e com responsabilidade ainda maior neste segundo mandato”, disse o chefe do Executivo goiano sobre os auxiliares.

 

 

O governador, que na solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, estava acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o perfil técnico dos novos membros de governo e garantiu que são nomeações que vêm para agregar a missão dessa gestão, que é cuidar de todos os goianos.

 

 

O ex-deputado federal Delegado Waldir assume o Detran-GO. O novo presidente citou duas missões como essenciais:

 

 

“Reduzir o número de acidentes e trazer resultados, doa a quem doer”. Também lembrou que o órgão está presente na vida de todo cidadão, e que por isso sua gestão será de portas abertas. “O Detran tem presidente, tem quem comanda, tem disciplina. Não estará mais presente nas páginas policiais, esse é meu compromisso”, ressaltou, fazendo alusão à situação que o órgão enfrentou em gestões anteriores.

 

 

O engenheiro mecatrônico José Frederico Lyra Netto é o novo secretário da Secti. Durante discurso, lembrou que Caiado é o governador “que mais se aproximou e cuidou da ciência”. Por isso, “vou poder fazer política pública com base na ciência e para a ciência. E não farei partindo do zero, mas de grandes avanços”, disse, em referência ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. “A inovação tem de ser feita para resolver os problemas reais das pessoas”, pontuou o novo secretário.

 

 

A recém-criada SEDF será chefiada pela cientista política Maria Caroline Fleury de Lima. Na posse, ela garantiu buscar identidade à região do Entorno e celeridade na solução de problemas, como o impasse sobre o preço das tarifas do transporte público. “O que se espera dessa nova secretaria é que faça as pontes do diálogo transversal entre todos os órgãos federais, estaduais e municipais na busca do que for melhor, especialmente para o cidadão goiano”, disse a titular. Como tem procurado fazer desde que assumiu o mandato de deputada federal a rio-verdense Marussa Boldrin esteve presente na solenidade. Outro fato que chamou a atenção foi a ausência da maioria dos prefeitos das cidades do entorno. Seria a falta de prestigio da nova secretaria do entorno Maria Caroline?

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: