terça-feira, 01 de outubro de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: PORTE DE ARMAS

POR Jornal Somos | 29/12/2022
Coluna Cairo Santos: PORTE DE ARMAS

(Foto: André Ávila/Agência RBS)

Q

Quanto mais próximo fica o dia da posse do novo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, mais apreensiva fica a equipe responsável pela organização do evento. O temor de atos terroristas, ataque ao presidente e familiares e outras, esta mobilizando toda a segurança possível. Diante disso o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes voltou a ser assunto da posse ao acatar pedido da equipe de transição do governo Lula (PT) e ordenou a suspensão temporária das autorizações de porte e transporte de armas de fogo e de munições em todo o território do Distrito Federal. A medida esta valendo desde 18h desta quarta-feira (28) e será encerrada na segunda (2).

 

A restrição vale também para colecionadores, atiradores e caçadores. Segundo o magistrado do STF, quem não acatar a decisão nesse período, deverá ser autuado em flagrante por porte ilegal de arma. A medida serve para aumentar a segurança durante a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorrerá no próximo domingo (1°) em Brasília.

 

O grupo que não aceita o resultado das eleições acampados em Brasília tem feito manifestações antidemocráticas. A principal reivindicação é que as Forças Armadas impeçam Lula de assumir o poder, fazendo com que Bolsonaro tenha um segundo mandato. Reunido com auxiliares e partidários na noite de ontem, 28, em um jantar de despedida, o presidente Bolsonaro teria sido incentivado a solicitar a apoiadores que desmobilizem os acampamentos e teria sido negado com o argumento que “não mobilizei nada, então não tenho que desmobilizar nada”. A esperança é que a paz volte a reinar neste país chamado Brasil.

 

 

BALANÇO MOSTRA A PRODUTIVIDADE DO LEGISLATIVO RIOVERDENSE EM 2022

 

O cidadão rio-verdense tem sempre cobrado dos legisladores do município mais ações que visem beneficiar a população. Depois de um ano de intenso trabalho e de leis e melhorias aprovadas para a comunidade, a Câmara Municipal de Rio Verde concluiu 2022 com em grande estilo. Além das leis e demais documentos aprovados, as atividades contaram ainda com 44 Sessões Ordinárias, 06 Sessões Itinerantes, 16 Sessões Solenes 26 Sessões Extraordinárias e 07 Audiências Públicas.

 

Dentre as Leis, destaque para a aprovação das três peças orçamentárias mais importantes para o Município, o PPA 2022/2025 e a LOA e a LDO para 2023. De autoria do Poder Executivo, as peças são fundamentais para o andamento dos trabalhos da Administração Municipal e para o desenvolvimento de Rio Verde. Outra relevante lei aprovada foi a que criou o Programa Municipal de Moradia para famílias carentes. O Programa contempla também os moradores de Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho.

 

Nas sessões deste ano foi aprovado também o PL Complementar que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido em Rio Verde. A autoria é dos vereadores Paulo Humberto, Zé Henrique e Luciano Perpétuo. De acordo com os autores, o barulho dos estampidos assusta e gera traumas irreversíveis nos animais e também nos seres humanos.

 

Outro ponto alto em 2022 foram as Sessões Solenes, onde várias personalidades e Instituições locais foram homenageadas e as Sessões Itinerantes, realizadas em Riverlândia, Ouroana e Lagoa do Bauzinho, onde, ao todo, foram aprovados 91 requerimentos em benefício das comunidades dos três distritos.

 

Satisfeito com os trabalhos desenvolvidos, e, especialmente com os resultados alcançados, o presidente Lucivaldo Medeiros comentou: “São números expressivos e que refletem o trabalho de cada vereador desta Legislação em benefício da melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”. A próxima legislatura começa no dia 01 de janeiro com a posse da nova mesa diretora que tem o vereador Idelson Mendes na presidência.

 

 

PETISTA OU BOLSONARISTA?

 

Petista ou Bolsonarista? Nunca ouvimos tanto essa pergunta neste ano que se encerra. Para tentar responder essa pergunta, o Instituto de Pesquisa Datafolha divulgou nesta quinta-feira (29) uma pesquisa de opinião pública que aponta que um terço dos brasileiros se diz petista, enquanto um quarto da população se define como bolsonarista.

 

De acordo com o levantamento, os entrevistadores do instituto apresentaram uma escala de 1 a 5 para os entrevistados ouvidos, sendo que 1 significa ser bolsonarista e 5, petista.

 

Na primeira categoria, sobre o bolsonarismo, 25% disseram se identificar com o segmento, e outros 32% disseram ter identificação com o petismo.

 

Outros 7% se declararam no nível 2, mais próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 9% se declararam no nível 4, mais próximo do petismo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

20% dos entrevistados se declararam no nível 3, distante tanto do bolsonarismo quanto do petismo, numa posição longe dos dois polos.

 

Segundo o Datafolha, os jovens de 16 a 24 anos são os que mais se identificam com essa posição política mais neutra, representando cerca de 33% dos entrevistados ouvidos pelo instituto.

 

 

O levantamento foi realizado pelo Datafolha nos dias 19 e 20 de dezembro. O instituto ouviu 2.026 entrevistados de 16 anos ou mais em 126 municípios de todas as regiões do país. Respondida a pergunta?

 

 

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: