quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Coluna Cairo Santos: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESÁRIAS RURAIS TEM APOIO PARA EXPORTAR SEUS PRODUTOS

POR Cairo Santos | 15/02/2024
Coluna Cairo Santos: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESÁRIAS RURAIS TEM APOIO PARA EXPORTAR SEUS PRODUTOS

Foto: Reprodução

Q

Quando se fala em exportação, a tendência é acreditar que isso é para os grandes empresários e que a burocracia não compensa para pequenos empresários. Com o objetivo de desmistificar esse conceito, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quinta (8), o Agro.BR Mulheres, uma iniciativa para apoiar pequenas e médias empresárias rurais que queiram exportar seus produtos.

 

 

O Agro.BR é um projeto realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que busca a internacionalização de produtos agropecuários brasileiros e a diversificação da pauta exportadora do país.

 

 

O seminário de lançamento teve a moderação da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori. “O principal objetivo é engajar e preparar as mulheres do meio rural para alcançar resultados baseados em indicadores comerciais e de desempenho”.

 

 

O projeto foi estruturado com base em três pilares.

 

 

O primeiro é estruturar um alicerce forte, onde elas possam adquirir conhecimento técnico e sejam instruídas para conseguirem desenvolver habilidades e competências que ainda não possuem. O segundo é a geração de negócios, em que serão apresentadas ferramentas para promover oportunidades, como rodadas e missões internacionais.

 

 

Já o terceiro pilar é a criação de conexões para promover a troca de experiências e uma rede de apoio a essas mulheres.

 

 

A iniciativa conta com sete mentores e 14 mulheres mentoradas que possuem o mesmo nivelamento na trilha do Agro.BR e que nunca exportaram diretamente.

 

 

Alguns dos produtos das empresárias são palmitos, nibs de cacau, chás, castanha de caju, café, chocolate, mel, azeite, cachaça, frutas e legumes.

 

 

Durante o lançamento do projeto, a diretora de Relações Institucionais e Governamental da Rede Mulher Empreendedora, Adriana Rodrigues, informou que existem 10 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil e dessas, 51% são responsáveis pelo lar.

 

 

Para a presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, Rijarda Aristóteles, não existe internacionalização sem uma boa rede de relacionamento. O networking está ao nosso alcance e não precisamos de licença para fazer. É fundamental estarmos envolvidas em um movimento de mulheres, um ecossistema. “O mercado não tem gênero e nós adoramos fazer negócios”. Projeto extremamente útil e vai fazer com que mulheres empreendedoras possam enviar seus produtos além-fronteiras, abrindo um leque muito maior de arrecadação.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: