Brasil

Coluna Cairo Santos: OUTUBRO TAMBÉM É O MÊS DAS MULHERES

POR Cairo Santos | 24/10/2023
Coluna Cairo Santos: OUTUBRO TAMBÉM É O MÊS DAS MULHERES

Foto de Freepik

H

Hoje quero conversar um pouquinho com você mulher. O outubro está chegando ao fim e a pergunta que não quer calar: você mulher aproveitou o Outubro Rosa para cuidar da sua saúde? Se não, ainda da tempo.

 

A Prefeitura Municipal de Rio Verde em uma parceria com o deputado estadual Lucas do Vale (MDB) estará realizando até o dia 28 deste mês de outubro, exames gratuitos para atender as mulheres de Rio Verde e região. Os atendimentos acontecerão em uma unidade móvel estacionada na porta do Hospital Materno Infantil Augusta Bastos das 07 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Estão sendo oferecidos exames de mamografia e papanicolau.


Com o objetivo de alertar sobre um exame indispensável, como a mamografia, a campanha Outubro Rosa traz uma reflexão importante sobre a necessidade de se cuidar e olhar com carinho para a saúde.


Projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que em 2023 devem ser registrados 73.610 novos casos de câncer de mama, número que representa 10,5% de todos os diagnósticos da doença no Brasil – ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma, que compreende 31,3% do total de casos de forma geral.


Os tumores de mama são mais incidentes entre mulheres, liderando o ranking dos que mais matam a população feminina. São estimados 11,84 óbitos pela doença a cada 100 mil mulheres, ainda conforme o INCA. Porém, a partir do diagnóstico precoce, é possível encontrar lesões em estágios iniciais e barrar que o câncer de mama avance.


A partir do rastreamento mamográfico - desde que realizado periodicamente - diversos estudos mostram que a redução da mortalidade por câncer de mama pode ter um impacto de 25% a 40%. Quando a doença é descoberta cedo, os tratamentos podem ser menos agressivos, além de terem uma maior chance de sucesso. A boa notícia é que 95% dos diagnósticos precoces têm chances de cura.


Acima dos 40 anos, o exame pode ser realizado anualmente para a detecção precoce do câncer de mama, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Já entre os 50 e 69 anos, de acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rotina pode ser realizada a cada dois anos, desde que a mulher não tenha sinais ou sintomas da doença.


Quando o procedimento é realizado fora da faixa etária, ou seja, em mulheres com menos de 40 anos, ele pode ser indicado para complementar o diagnóstico de nódulos na região. Porém, vale lembrar que apenas o médico poderá recomendar a necessidade ou não da mamografia em situações como essa.


Algumas mulheres questionam se quem tem silicone pode fazer a mamografia e a resposta é sim, pode. A prótese não irá atrapalhar o exame, mas é necessário que a paciente avise sobre o silicone. Outra dúvida é se o exame é indicado para mulheres que estão amamentando e a resposta é não, o exame não é recomendado caso a mulher esteja amamentando ou grávida. Em situações como essa, o médico poderá solicitar outros exames de rastreamento que não sejam prejudiciais para a mãe e para o bebê, como o ultrassom. Então mulheres, as informações passadas hoje aqui são suficientes para alerta-las da necessidade se cuidarem? Espero que sim. 

 

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES