sábado, 29 de junho de 2024

Brasil

Coluna Cairo Santos: NÚMEROS ASSUSTADORES

POR Cairo Santos | 14/08/2023
Coluna Cairo Santos: NÚMEROS ASSUSTADORES

Imagem: Freepik

N

Neste mês de agosto foi comemorado os 17 anos da Lei Maria da Penha. Lei que foi criada com o objetivo de auxiliar mulheres vítimas de agressão. Por mais que a Lei tenha ajudado, ainda são alarmantes os números, principalmente de feminicídios em Goiás.

 


A Justiça de Goiás já contabiliza 19.240 novos casos de feminicídio e violência doméstica e familiar contra a mulher. No total, 53.727 processos relacionados aos referidos crimes tramitam na justiça goiana neste ano. Se o cenário for ampliado para os últimos cinco anos, os números chegam a quase 100 mil. Os dados foram divulgados na sexta-feira (11).

 


Dos últimos cinco anos, foram concedidos 32.629 medidas protetivas de urgências. Os números assustam e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás realiza, a partir de hoje, 14, a 24ª edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, na sede do Poder Judiciário, no Setor Oeste em Goiânia.

 


Além de palestras e ações pela conscientização sobre a violência de gênero, a Semana da Justiça Pela Paz em Casa também priorizará a análise de processos, audiências e júris. Em todo o estado, serão analisados 1,2 mil processos desta natureza. O Ministério Público do Estado de Goiás e a Defensoria Pública Estadual são parceiros nesta força-tarefa. É claro que houve melhorias, mas ainda muito tímidas na proteção da mulher e lugar de agressor é na cadeia.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: