quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Os preços abusivos cobrados pelas empresas aéreas tornam impraticável viajar de avião no Brasil. Famílias têm se programado para tirar férias e viajar pelo Brasil, mas de carro particular ou ônibus, ainda mais em conta para a população. Tentando melhorar esse cenário e proporcionar ao brasileiro mais conforto na hora de viajar, o Governo Federal criou o “Voa Brasil”.
A proposta para vender passagens aéreas a R$200, conhecida como “Voa Brasil“, terá início em agosto e deve operar como projeto-piloto no 2º semestre de 2023. O programa foi anunciado em 13 de março pelo ministro Márcio França, do Ministério dos Portos e Aeroportos.
A modelagem está em fase final e o 1º grupo selecionado para o teste deve ser o de aposentados que recebem até 2 salários mínimos. Com esse recorte, a ideia é que os sites de venda de passagens tenham uma área dedicada a esse público. Serão oferecidas passagens a preços promocionais em horários e datas com menor procura. A ideia é ampliar a taxa de ocupação das aeronaves. A taxa média hoje é próxima de 20%.
Acho inteligente a ideia do governo de iniciar o programa Voa Brasil pelos aposentados, pessoas com tempo e dispostas a viajar em família. Claro que no cenário atual de preços, aposentados com ganhos de até dois salários mínimos veem o sonho de viajar de avião como algo muito distante e caso vingue o programa do governo, nenhuma dúvida que esse segmento terá um aquecimento importante nas vendas, além de forçar a queda nos preços de viagem de ônibus. Esperar e acreditar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.