sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
A cada dia estamos vendo uma participação maior das mulheres brasileiras em assuntos que num passado não muito longe era exclusividade dos homens. Agora elas também estão participando do processo que garante a segurança das eleições no Brasil através das urnas eletrônicas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 27 de novembro a 1º de dezembro, a sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), com a colaboração de especialistas em Tecnologia da Informação de todo o país. Neste ano, o número de mulheres pré-inscritas no evento aumentou significativamente, com um crescimento de 157% em comparação com a última edição, realizada em 2021.
Naquele ano, sete mulheres integraram os grupos que executaram os planos de ataque aos sistemas eleitorais, com o objetivo de contribuir com melhorias. Já em 2023, 18 mulheres estão pré-inscritas, e um dos grupos – coordenado por uma mulher – tem maioria feminina, com quatro inscritas e um inscrito.
Pautado na transparência institucional – um dos pilares de atuação da Justiça Eleitoral brasileira –, o Teste reúne especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação das mais diversas organizações, instituições acadêmicas, órgãos públicos, entre outros, para realizar planos de ataque aos sistemas eleitorais, bem como aos softwares e hardwares da urna eletrônica.
Com o evento, o TSE busca, principalmente, possibilitar a realização de aprimoramentos nos sistemas, a partir dos resultados apresentados, e testar a confiabilidade da captação e da apuração dos votos.
A finalidade maior do TPS é promover melhorias contínuas no processo eleitoral, acompanhando os avanços mundiais, especialmente nas áreas de Tecnologia e Segurança da Informação. Assim sendo podemos constatar o interesse feminino cada vez maior em questões que antes era exclusividade dos homens e tendo a oportunidade de participar de evento, como perita, que também tem um numero muito maior de homens. Parabéns!
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10