sábado, 18 de janeiro de 2025
Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente Lula da Silva estreou o terceiro mandato no Brasil dando trabalhos aos editores do Diário Oficial da União. O Diário Oficial da União (DOU) publicou na manhã desta segunda-feira (2), primeiro dia útil de 2023, os primeiros decretos que foram assinados e anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de posse no domingo (1º): decreto que muda a política de controle de armas; decreto que restabelece combate ao desmatamento; decreto que restabelece o Fundo Amazônia; revogação de decreto que permitia garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental; decreto sobre inclusão na educação; decreto que muda as regras para inclusão da sociedade na definição de políticas públicas; decreto que regulamenta a Lei que cria o Fundo Nacional do Meio Ambiente; decreto que altera as regras para a apuração e punição de infrações relacionadas ao meio ambiente. Vários despachos também foram publicados como: despacho que determina à CGU reavaliar no prazo de 30 dias as decisões que impuseram sigilo sobre informações e documentos da administração pública; despacho que determina aos ministros o encaminhamento de propostas que retirem do processo de privatização empresas como Petrobras, Correios e EBC; despacho que determina à Secretária-geral elaboração de proposta de recriação do programa Pró-catadores; despacho que determina ao Ministério do Meio Ambiente a elaboração de uma proposta para nova regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ainda no dia 1°, foram publicadas em uma edição especial do DOU as nomeações dos 37 ministros escolhidos para compor a equipe de Lula. Lula que tem fama, conquistada nos primeiros mandatos, como um presidente que adora viajar já tem polêmica. A primeira visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um país amigo tem sido alvo de briga nos bastidores, com direito até a negociação no dia da posse, ontem (1º). Representantes dos EUA e da Argentina fizeram chegar ao petista que querem recebê-lo como o primeiro país a abrir o leque da presença do brasileiro em países parceiros. A comitiva da Casa Branca, presente na posse no Palácio do Planalto mandou um recado de Joe Biden ao presidente. O líder dos EUA quer o petista no país logo no início do mandato, antes de visitar qualquer outra região. "A intenção é fazer um grande anúncio em defesa do Meio Ambiente, com os EUA apoiando o Brasil. Seria uma espécie de recado ao mundo".
BRIGA EM CASA
Na ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro no último dia do seu governo, ele viajou na véspera para os EUA, coube ao vice presidente Hamilton Mourão utilizar a rede nacional de rádio e televisão na noite do último dia 31 de dezembro para fazer o tradicional pronunciamento a nação.
Mourão discursou em cadeia nacional como presidente em exercício.
O ex-vice-presidente criticou os acampamentos de bolsonaristas em quartéis das Forças Armadas. Também afirmou que “lideranças” ficaram em “silêncio” ao invés de tranquilizarem e unirem a nação em “um projeto de país”. Muitos apoiadores de Bolsonaro entenderam o recado como uma indireta.
“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixou com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social e, de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns, por inação, e, para outros, por fomentar um pretenso golpe”, discursou.
O presidente Jair Bolsonaro soube do conteúdo do discurso de Mourão e ficou enfurecido conforme uma fonte próxima ao ex-presidente. “Ele se sentiu traído e não gostou de saber que o Mourão jogou nas costas dele os protestos nos quartéis", revelou a fonte. Carlos Bolsonaro (Republicanos) usou o Twitter para demonstrar seu descontentamento. Sem citar nomes, ele declarou que “nenhuma novidade vinda desse que eu sempre disse que era um “B”. Já Eduardo falou que “as máscaras caem”.
A relação de Mourão e Bolsonaro degringolou logo no começo de mandato. O ex-vice deu algumas opiniões em 2019 que contrariaram os bolsonaristas e o antigo presidente da República chegou a respondê-lo publicamente.
O senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS) respondeu os ataques promovidos pelos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não entro em pântano nem me rebaixo. Quem não sabe ler não entendeu o vigor da mensagem de ontem”, falou Mourão em declaração dada à imprensa na manhã de hoje.
CAIADO TOMA POSSE DE FORMA VIRTUAL
Ronaldo Caiado (UB) tomou posse nesse domingo (1) para o segundo mandato como governador de Goiás. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do estado, em Goiânia. Caiado participou de maneira remota, pois está em São Paulo, se recuperando de uma cirurgia no coração. Durante discurso, Caiado afirmou que seu objetivo, durante os próximos quatro anos de governo, é “governar para melhorar a vida dos goianos”.
A solenidade foi comandada pelo presidente da assembleia, o deputado Lissauer Vieira (PSD), no plenário Iris Rezende. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi até São Paulo, levando o termo de posse para que Caiado pudesse assinar.
Participaram do evento secretário estaduais, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicano), o procurador-geral de Justiça Aylton Vecchi e a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira.
Na posse, Caiado estava acompanhando da esposa, Gracinha Caiado, e das filhas, que colocaram a faixa de governo no pai. Caiado leu o juramento, prometendo defender a Constituição e leis do estado. Em seguida, assinou o termo de posse. Na solenidade, também foi empossado o vice-governador Daniel Vilela (MDB).
“Mantendo respeito ao dinheiro público, por quatro anos vamos governar com uma única direção: melhorar a vida de cada goiano. O desafio é fazer de Goiás o melhor lugar possível para se viver, trabalhar, educar os filhos e construir o futuro das famílias, unificar a economia com a questão social”, disse o governador empossado em parte do seu discurso. Que tudo dê certo, sorte a ele.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10