sábado, 18 de janeiro de 2025
Fotos: Hegon Corrêa/
Podem acreditar, tem muitos alunos da rede pública estadual de ensino que muitas vezes não vão à escola porque não tem uniforme. Essa é uma realidade triste, mas muito verdadeira. Atento as necessidades de pais em dificuldades financeiras, o governo de Goiás tenta amenizar o problema com a bolsa uniforme.
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do programa Goiás Social, anunciou na última segunda-feira, 20, a boa notícia. Segundo ela, em breve, o governador Ronaldo Caiado enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a criação da Bolsa Uniforme.
Por meio dessa iniciativa, as famílias ou os responsáveis pelos alunos receberão um cartão com a quantia necessária para aquisição do fardamento escolar em diversos estabelecimentos cadastrados pelo governo.
Outra novidade anunciada foi a de que o Governo de Goiás pretende ampliar a oferta de vagas nos colégios militares com a implantação de seis novas unidades no Estado. A novidade foi apresentada pela secretária de Educação Fátima Gavioli.
“Das 10 instituições de ensino de Goiás com as melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sete são militares e isso prova que estamos no caminho certo. Temos um modelo de ensino já consolidado que se tornou referência para os outros Estados brasileiros”, acrescentou a secretária de Educação.
Atualmente existem 100 mil estudantes matriculados em 76 colégios militares no Estado de Goiás. A partir do primeiro semestre de 2024, outros seis entrarão em funcionamento, totalizando 82 unidades.
Outra boa notícia na área da educação, agora em Rio Verde, é a que alunos do Colégio Estadual Abel Pereira de Castro, se classificaram para a fase final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos (3ª ONHB-A). Eles concorrem com cerca de 2,4 mil estudantes, que passaram à quarta e última etapa do evento. A divulgação final de desempenho e emissão de certificados ocorre na próxima sexta-feira (24/11).
Segundo a professora de História, Juliana Anastácio Silva, seus alunos aguardam ansiosos pelo resultado. “Nossos estudantes, todos de 8° ano do Ensino Fundamental, participaram ativamente da olimpíada e são merecedores por chegar à finalíssima”, avalia.
O aluno Gustavo, de 13 anos de idade, que foi quem apresentou o edital da 3ª ONHB-A para a professora Juliana, afirmou que está bastante feliz por participar da olimpíada, que, segundo ele, “exibiu desafios complexos, entre eles a transcrição de um documento de cartório do ano de 1900”.
Juliana lembra que a olimpíada, que desenvolveu o tema ‘A Violência de Gênero’, oportunizou aos alunos a realização de tarefas em forma de textos, imagens, pinturas, músicas e até ‘podcasts’. O Colégio Estadual Abel Pereira de Castro participou da 3ª ONHB-A por meio de quatro equipes, formadas por um professor e três alunos cada. Três dessas equipes estão classificadas para a fase final. Parabéns, vocês merecem.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10